Café da manhã é essencial para saúde

quinta-feira, fevereiro 23, 2012



A primeira refeição do dia é com certeza a mais importante, já que é ela que vai dar energia para que você faça as atividades do dia-a-dia com disposição e melhor desempenho físico e intelectual.


Ficar sem comer até a hora do lanche, ou pior, até a hora do almoço, tira a concentração e faz com que a pessoa engorde, já que a grelina (hormônio da fome) aumenta principalmente em períodos em que não ocorre a alimentação, e então a pessoa acaba comendo mais para compensar.

Segundo especialistas, quem pula esta refeição deixa de consumir a quantidade ideal de nutrientes necessários ao organismo, como o cálcio, que está presente em iogurtes, leite e queijo.
Pessoas que fazem atividades físicas devem comer antes e tomar muita água antes, durante e após os exercícios.

Café, chá e chimarrão dão mais energia porque contêm cafeína, assim como os carboidratos (pães, biscoitos, bolos) e açúcares, que também aumentam a produção de endorfina, o hormônio do prazer. Por isso, em muitos casos esses alimentos até melhoram o humor depois que o indivíduo acorda.

É importante também fazer as crianças adotarem essa prática o quanto antes, já que estudos mostram que crianças que tomam o café da manhã tendem a ser mais atentas e melhoram seu desempenho escolar, porque a refeição ajuda o raciocínio lógico e a capacidade de memorização. Assim, desde cedo elas terão um hábito que contribui para o desenvolvimento adequado e um estilo de vida mais saudável.



FONTE: http://atelierdocorposp.wordpress.com/

You Might Also Like

0 comentários