Flacidez: Saiba como prevenir

terça-feira, fevereiro 28, 2012


           A flacidez se da devido a diminuição da produção de fibras colágenas e elástica. No corpo humano, o colágeno desempenha várias funções, como, por exemplo, unir e fortalecer os tecidos. Já é provado que a partir dos 25 anos de idade, a produção e qualidade desta proteína de colágeno entram em declínio, chegando em torno de 30% da produção original aos 50 anos. Com o passar do tempo, o corpo também pode sofrer algumas privações de substâncias que levam à formação de colágeno, principalmente na alimentação, que pode ser muitas vezes carente de vitaminas e proteínas. 
            Existem 2 tipos de flacidez a tissular que é a flacidez de pele e a muscular que é a perda de massa muscular.
Os fatores predisponentes são: tabagismo, idade, genética, o efeito sanfona de engordar e emagrecer em curto período de tempo, a gravidez, excesso de sol, alimentação inadequada, sedentarismo.
       Como prevenir a flacidez:


 
- Evitar o excesso de exposição ao sol (usar sempre filtro solar)
-Procurar ter uma alimentação balanceada;  
-Realizar atividade física (a musculação e ginástica localizada ainda são os grandes aliados contra a flacidez).
-Evitar o uso de drogas e cigarros;
-Realizar tratamentos estéticos (os mais modernos e eficientes são à base de infra-vermelho e radiofreqüência. Atualmente os mais usados são o Accent, Velashape e o carboxiterapia também mostram resultados excelente na flacidez tissular);
-Reposição de colágeno com medicações (sempre com orientação do médico);
-Fazer uso de Cosmetologia (cremes e produtos sempre com orientação profissional);


Dicas de alimentação para evitar a flacidez


          Evitar: álcool, fumo, gorduras hidrogenadas, açúcar, sal em excesso, carboidratos com alto índice glicêmico e alimentos industrializados, pois o açúcar provoca a quebra da proteína do colágeno e a gordura deixa a membrana celular mais rígida e dificulta a oxigenação das células, o que deixa a pele ressecada.
           Comer: Frutas vermelhas, legumes (vitamina A), frutas cítricas (vitamina C), cereais integrais, alimentos ricos em proteínas, ingerir bastante água.
           O que não pode faltar na dieta? Carnes magras, ovos, leite e derivados desnatados, soja, feijão, lentilha, ervilha, cereais integrais, quinua, banana, aveia, brócolis e oleaginosas.


A gelatina realmente tem poder contra a flacidez?



       
             A resposta é SIM, a gelatina é a maior fonte alimentar de aminoácidos que ajuda e estimula a síntese de colágeno no corpo. O consumo de gelatina durante o período de emagrecimento ajuda a manter a tonicidade e elasticidade da pele, prevenindo assim a flacidez. Lembrando que a concentração de colágeno é bem maior no pó suplementar chamado de colágeno hidrogenado do que a gelatina tradicional, a dose recomendada é de 10g diárias (1 colher de sopa) na forma de gelatina suplementar em pó, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, chás, etc.
           Os primeiros efeitos se fazem notar após dois ou três meses de consumo diário.

You Might Also Like

0 comentários