Otoplastia Estética (cirurgia de orelha)

quinta-feira, fevereiro 23, 2012


A orelha é uma das partes do corpo humano que poderá trazer o estigma familiar: "O filho tem a orelha do pai"! Muitas vezes a orelha em abano, é encontrada em vários membros da família e constitui uma identificação negativa, principalmente pelo fato de gerar caçoadas na infância, trazendo como conseqüência marcas profundas no comportamento posteriormente.


Assim é que existe uma idade ideal para se fazer a cirurgia de correção do abano: 5 a 7 anos, período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica.

Adultos ou adolescentes com orelha de abano podem ser operados sem nenhum prejuízo adicional, sob anestesia local.

Normalmente as seguintes perguntas são feitas por ocasião da 1ª consulta:

A CIRURGIA DA ORELHA EM ABANO DEIXA CICATRIZES?
A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar "quase imperceptível", mesmo em algumas técnicas que utilizam pequenas incisões na face anterior .

QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
Crianças: anestesia geral. Adultos: anestesia local com ou sem sedação (a critério).

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
Meio período a 1 dia, dependendo do tipo de anestesia e idade do(a) paciente.

QUANTO TEMPO DEMORA O ATO ClRÚRGICO?
Geralmente em torno de 90 a 120 minutos.Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?
O perigo não é maior ou menor que aquele de se viajar de automóvel, avião ou mesmo o simples atravessar de uma rua. São riscos do quotidiano, os quais estamos acostumados a enfrentar.

HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Certo incômodo poderá ocorrer no pós-operatório. Quando houver esta intercorrência, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.

COMO É O CURATIVO?
Faz -se a proteção da cicatriz com curativos pequenos. Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais. Em alguns casos, recomenda-se o uso das faixas tipo "ballet" ou "tenis".

QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS? HÁ DOR?
Em torno do 8o. dia. Não existe dor na retirada.

EM QUANTO TEMPO SE ATINGIRÁ O RESULTADO DEFINITIVO?
Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80 % do resultado almejado. Após 12 semanas, o resultado será definitivo.

NÃO HÁ O RISCO DE "VOLTAR O PROBLEMA DO ABANO" APÓS A CIRURGIA?
Desde que devidamente conduzida a cirurgia, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria poderá ocorrer, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.
RECOMENDAÇÕES SOBRE A CIRURGIA DE ORELHA EM ABANO

PRÉ- OPERATÓRIO:
  • Comunicar-se com o seu médico até a véspera da cirurgia, em caso de gripe, infecções, etc.
  • Obedecer ao horário estabelecido para internação.
  • Manter-se em jejum por um período de 8 a 12 horas antes.
  • Lavar os cabelos na vésperas.
  • Se V. tiver cabelos compridos, não deverão ser cortados e sim mantidos até um período após à cirurgia. Isto ajuda a disfarçar o curativo, nos primeiros dias.
PÓS- OPERATÓRIO:
  • Evitar sol, friagem, vento e traumatismos locais por um período de 10 dias.
  • Comparecer ao consultório para controle pós-operatório, nos dias indicados pela enfermeira.
  • Obedecer à prescrição médica.
  • Poderá retornar às atividades escolares, profissionais, etc 4 a 5 dias após a cirurgia.
  • Alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas ( carnes, leite, ovos ) e vitaminas (frutas).

You Might Also Like

0 comentários