quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pós operatório e uso de cintas e sutiãs cirúrgicos.


Passar por uma cirurgia plástica não significa sair do centro cirúrgico perfeita .
Existe todo um caminho, absolutamente normal e muitas vezes doloroso, a percorrer: inchaço, dores, hematomas, sem falar em alimentação controlada, cintas compressoras, faixas, gesso e curativos.

Após a plástica o pós operatório deve ser seguido à risca conforme orientação do seu cirurgião, inclusive com o uso contínuo das malhas e cintas compressivas. Elas ajudam na recuperação dos tecidos, contribuem para uma boa cicatrização e protegem a pele da região operada. Além disso, essas peças promovem uma significativa melhora nos sistemas circulatórios sangüíneo e linfático, o que é muito importante para o restabelecimento dos tecidos traumatizados.

Por isso, se você está pensando em fazer uma cirurgia plástica, saiba antes como deve proceder para amenizar os sintomas do pós cirúrgico. Lembre-se que, seguindo as recomendações médicas direitinho, sua recuperação será mais simples e rápida do que você imagina.

Pós operatório de PRÓTESE DE MAMA



SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?


Sim. Curativos elásticos e modelantes, especialmente adaptados a cada tipo de mama. São trocados diariamente pela própria paciente, sem qualquer dificuldade, a partir do 3o. dia pós-operatório.


 
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
Geralmente são utilizados pontos que são retirados até o 8o. dia pós-operatório.

 
QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?
Dependendo do caso, até no dia seguinte à cirurgia. Tudo irá depender da evolução da sua cirurgia, assim como o tipo de curativos, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados pelo seu médico.


Usar sutiã especial pós-cirúrgico no primeiro mês.
Após esse período, usar sutiã normal com bojo para sustentação durante 60 dias.

Alimentação normal a partir do segundo dia (salvo casos específicos que receberão a devida orientação), principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovo) e vitaminas (frutas).

Os hematomas somem depois de três semanas. Para diminuir a dor e o incômodo, pode-se tomar antiinflamatório e analgésico.

Nos primeiros 30 dias, os movimentos devem ser limitados.

Dirigir, somente depois de 21 dias.

 Exercícios físicos, ginástica ou academia, após 60 a 90 dias.
 
Pós operatório de LIFTING DE MAMA ( MASTOPEXIA)




· Usar sutiã pós-cirúrgico durante 60 dias para ajudar na modelagem do novo seio e reduzir a tensão nas cicatrizes.
· Para evitar tensão sobre as suturas e assim promover melhor cicatrização, evitar elevar os braços nos primeiros 30 dias.
· A forma e o tamanho das mamas vão se alterando durante os primeiros 3 meses de pós-operatório pela acomodação dos tecidos e absorção do edema.