Desintoxicar para secar

quinta-feira, julho 12, 2012




Com o friozinho lá fora, fica difícil desviar o pensamento dos alimentos ricos em gordura, açúcar e álcool, caso de queijos, chocolate e vinho. Eles esquentam até a alma! Pena que também causam retenção de líquidos e incham, principalmente a barriga, dando a sensação de que você está gorda. Até a celulite piora e surgem bolsinhas de gordura sob os olhos. “Produtos industrializados também são um perigo. Por serem ricos em sódio, eles aumentam não só a quantidade de água no corpo, como elevam a pressão arterial”, diz o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo (RJ). Mulheres acima do peso sofrem ainda mais com o problema, já que as células de gordura dificultam a microcirculação e, consequentemente, o retorno do sangue ao coração. A boa notícia é que com uma dieta desintoxicante dá para ‘limpar’ o organismo, melhorar o funcionamento dos rins e do intestino e eliminar líquidos e toxinas, além de perder peso e amenizar o aspecto de casca de laranja da pele. 
Dieta seca-tudo
O cardápio a seguir, elaborado pela nutricionista Pollyanna de Oliveira, traz uma combinação equilibrada de alimentosm diuréticos e ricos em fibras. Além disso, é prático: você pode escolher o que vai comer de acordo com o que tem à mão. Ou seja, dá para consumir a opção número 3 no café da manhã, a 1 no lanche da manhã, a 5 no almoço e assim sucessivamente. “O regime tem 1.200 calorias diárias e pode ser seguido por até cinco dias, que é o tempo que o organismo leva para eliminar as toxinas e desinchar. Depois disso, o ideal é repetir a dieta sempre que se sentir inchada ou uma vez por semana para manter o resultado conquistado”, ensina a expert. Mais do que isso, o programa pode causar fraqueza e dor de cabeça entre outros sintomas típicos da baixa ingestão de vitaminas e minerais. Em tempo: os primeiros dias de regime geralmente são os mais difíceis para qualquer pessoa, especialmente à noite, quando a fome costuma vir mais forte. Para não furar o plano alimentar, o truque é beber bastante água ou chá claro, como camomila ou erva-doce e cidreira com adoçante.
CAFÉ DA MANHÃ
Opção 1 > ½ copo (100 ml) de suco de laranja batido com ½ copo de água, 2 folhas de couve-manteiga crua e 1 colher de sopa de linhaça, 2 torradas grandes integrais com 1 colher de sobremesa de requeijão light
Opção 2 > 1 xícara de chá de canela, 2 fatias de pão de forma integral ou sem glúten light com ½ colher pequena de manteiga
Opção 3 > 1 copo (200 ml) de suco de melancia, 1 tapioca com ½ colher pequena de manteiga
Opção 4 > ½ abacate amassado com adoçante e 1 colher de sopa de quinua em flocos
Opção 5 > 1 prato raso de mingau de aveia
LANCHE DA MANHÃ
Opção 1 > 1 copo (200 ml) de suco de açaí
Opção 2 > 1 copo de suco de abacaxi com hortelã
Opção 3 > 1 copo de suco de morango ou uva vermelha
Opção 4 > mix de 2 castanhas-do-pará com 3 nozes, 3 amêndoas e 2 damascos secos
Opção 5 > 1 caixinha de água de coco
ALMOÇO
Opção 1 > folhas verdes-escuras à vontade temperada com pouco sal e limão, 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 pedaço médio de mandioca cozida, 3 colheres de sopa de legumes cozidos, 1 filé médio de peixe grelhado
Opção 2 > 1 prato de sobremesa de rúcula temperada com shoyu light, 4 pegadores de salada de macarrão integral com cenoura crua, tomate, mussarela de búfala e peito de peru light temperada com 1 colher de sopa de maionese light
Opção 3 > alface à vontade e 2 palmitos temperados com pouco sal e um fi o de azeite, 5 colheres de sopa de salpicão de grão de bico com peito de frango, cenoura, uvas passas e blanquet de peru light
Opção 4 > salada de alface americana à vontade com ½ lata de atum light, 2 palmitos e 1colher de sopa de milho em conserva temperada com shoyu light, 1 pires pequeno de brócolis cozido, 1 pedaço médio de carne grelhada
Opção 5 > agrião à vontade com 3 rabanetes temperados com shoyu light, 1 quadrado grande de lasanha de peixe (intercale os filés com uma camada de batata com tomate, cebola e pimentão, coloque um pouco de azeite e leve ao forno por cerca de meia hora)
LANCHE DA TARDE
Opção 1 > 1 pote de iogurte natural desnatado com 1 colher de sopa de granola light
Opção 2 > 1 taça de salada de frutas
Opção 3 > 1 pera
Opção 4 > 1 copo (200 ml) de suco de laranja com mamão
Opção 5 > 1 pires pequeno de mix de sementes de girassol
e abóbora, ameixa seca, castanha de caju e pistache
JANTAR
Opção 1 > 2 colheres de sopa de grão de bico temperado com molho vinagrete, 1 fi lé médio de peixe grelhado
Opção 2 > 2 colheres de sopa de lentilha cozida, 1 bife pequeno grelhado
Opção 3 > 1 prato (raso) de salada de alface americana com manga e kani, 1 fi lé pequeno de frango grelhado
Opção 4 > salada de alface à vontade com 1 tomate temperado com shoyu light, 3 colheres de sopa de ervilha torta cozida, ½ lata de atum light
Opção 5 > 1 prato de sopa de legumes
CEIA
Opção 1 > 1 xícara de chá de camomila
Opção 2 > 1 xícara de chá de cidreira
Opção 3 > 1 xícara de chá de erva-doce
Opção 4 > 1 xícara de chá de hortelã
Opção 5 > 1 xícara de chá de jasmim
Eles também dão uma forcinha
Além de seguir a dieta desintoxicante indicada ao lado, você pode inserir alguns hábitos no seu dia a dia que irão contribuir (e muito!) para a limpeza do organismo. O melhor é que essas dicas podem ser seguidas por qualquer pessoa e por prazo indeterminado – já que contribuem para a nossa qualidade de vida como um todo.
Tome Chá de hibisco
A combinação de cálcio, antocianina e vitamina C não só ajuda a queimar gordura, como diminui o inchaço.
Prepare assim: misture uma colher de chá da erva (vendida em casa de produtos naturais) em uma xícara de água quente e tampe por cinco minutos. Na sequência, coe e beba 15 minutos antes do café da manhã.
Faça Atividade aeróbica
Caminhar, correr, pedalar ou dançar melhoram a circulação sanguínea e linfática, ajudando a murchar geral. A recomendação? Malhar pelo menos três vezes por semana, durante meia hora, no mínimo. Mas se puder mais, melhor!
Drenagem linfática manual
Os movimentos delicados desta massagem estimulam o sistema linfático a trabalhar em ritmo mais acelerado.
Resultado: você consegue eliminar as toxinas e os líquidos retidos e fica com a pele mais lisinha, livre dos benditos furinhos. Para garantir um bom resultado, faça de uma a duas sessões por semana.
Tira ou deixa ficar?
Quando o objetivo é dar uma boa afinada e sentir-se mais sequinha rapidamente, nada melhor do que consumir alimentos que têm ação desintoxicante e dar um tempo nos que são difíceis de digerir. Na dúvida de quem é mocinho e vilão, siga estas listas:
Invista em
FRUTAS VERMELHAS: ricos em fotoquímicos, substância que faz com que o organismo consiga neutralizar os radicais livres produzidos e auxilia na desintoxicação.
GERGELIM: alta concentração de fibras, auxilia no bom funcionamento intestinal.
MAÇÃ: fonte de pectina, uma fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo.
REPOLHO: alto teor de vitamina B6 ajuda no bom funcionamento do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, pois as fibras contribuem para o bom funcionamento intestinal.
TOMATE: rico em licopeno, substância que diminui o processo inflamatório.
CEBOLA: rica em sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) é um ótimo diurético, auxilia na eliminação das substâncias tóxicas.
ALHO: devido ao sulfeto, ele auxilia no processo de desintoxicação e no combate aos radicais livres do organismo.
FOLHAS VERDES: ricas em ferro e magnésio, acelera os processos de desintoxicação e limpeza do organismo.
Fique longe de
LEITE: nosso organismo não possui as enzimas necessárias para quebrar a lactose, dificultando a queima de gordura abdominal.
REFRIGERANTE e BEBIDAS GASEIFICADAS: além de conter sódio, o que dificulta a circulação, o gás dos refrigerantes também provoca dilatação do estômago, deixando volumoso.
CARNE VERMELHA: alimento que necessita ser processado pelo fígado e enquanto este estiver encarregado do processo, não poderá expulsar as verdadeiras toxinas do organismo
EMBUTIDOS: o sódio existente nestes alimentos ajuda na retenção de líquidos, o que deixa o estômago estufado.
CEREAIS REFINADOS: aumentam o nível de glicose no sangue de maneira rápida, são pobres em fibras e nutrientes. Então, o melhor é ficar com os feitos de farinha integral ou farelos.
DOCES: rico em açúcar, eleva as taxas de colesterol e triglicérides, causa inchaço e propicia o aumento de gordura corporal.

You Might Also Like

0 comentários