DERMOLIPECTOMIA ou ABDOMINOPLASTIA saiba tudo

segunda-feira, janeiro 14, 2013

1. A abdominoplastia deixa cicatriz muito visível?
A cicatriz resultante de uma abdominoplastia (ou dermolipectomia abdominal) localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos (geralmente na mesma linha da cicatriz da cesárea) e prolonga-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo da extensão da flacidez abdominal a ser corrigida. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho ou roupas íntimas e gradualmente vai adquirindo melhor aspecto estético após a cirurgia, chegando a seu resultado definitivo geralmente um ano após a realização da mesma.

2. Quantos quilos vou emagrecer com a abdominoplastia? Por tratar-se de uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura na região  abdominal, certamente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume de abdome retirado de cada paciente. No entanto, não são os “quilos” retirados que definirão um resultado estético agradável e sim as proporções que o abdome manterá com o restante do tronco e os membros.  Muitas vezes, abdomes nos quais retiramos pequena quantidade de tecido apresentam resultado estético final excelente, uma vez que existem vários outros detalhes na cirurgia que levam a um bom resultado final.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJDNezwlbCW2gUeychwOpl6-fLX6dJI7DCg-oA0K2HfCj9oSQWF8_yvjyHUB4zu9RMi3D511FUyd5ghNqj3S_ZxNbnPqSK2MEQvmsdpNPZRPyCtfojRUMGMhNgpptHyaZo8Lt4JRVo-uv0/s1600/images+%25287%2529.jpgA maioria das mulheres apresenta diferentes graus de “flacidez” abdominal após um ou vários partos, com predominância de pele sobre a quantidade de gordura localizada na região abdominal. Estes casos permitem excelentes resultados. Em outros casos, nos quais as pacientes estão com excesso de peso, o resultado também será compensatório e proporcional ao restante do corpo, principalmente quando se associa uma lipoaspiração abdominal. Vale lembrar que o “excesso de gordura” em outras regiões vizinhas ao abdome ainda existirá, o que nos leva a aconselhar as pacientes que tentem emagrecer antes da cirurgia, a fim de proporcionar maior equilíbrio corporal e melhor resultado estético.
3. É verdade que será feito um novo umbigo na abdominoplastia?
Não. Na verdade o que ocorre é um remodelamento do umbigo, muitas vezes melhorando esteticamente seu contorno e seu tamanho ao reposicionar a pele abdominal ao seu redor. Devemos levar em conta que na região interna do umbigo existirá uma cicatriz que sofrerá a mesma evolução da cicatriz abdominal inferior, melhorando gradualmente com o passar dos meses. No entanto, pelo fato de ser uma cicatriz circular, em alguns casos a evolução poderá não ser aquela que se deseja, levando a um aspecto considerado como “artificial”. Alterações cicatriciais são passíveis de ocorrer em qualquer paciente, no entanto caso ocorram são passíveis de tratamento com medicações específicas ou refinamento sob anestesia local.
4. A abdominoplastia corrige aquele excesso de gordura sobre a região do estômago?
Não necessariamente. O excesso de gordura na região do estômago não é corrigido por uma abdominoplastia simples (cujo objetivo é a retirada  de pele e tratamento da flacidez abdominal), no entanto pode ser corrigido caso seja associada uma lipoaspiração da região abdominal desejada.  É muito freqüente a associação de lipoaspiração à cirurgia de abdominoplastia e a mesma pode tanto ser realizada na região abdominal quanto na cintura, costas, quadril, coxas, braços e demais regiões que se tenha a intenção de diminuir a quantidade de gordura localizada.
5.  Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo da abdominoplastia?
Como em toda cirurgia plástica, o resultado da abdominoplastia é gradual e melhora a cada mês de pós-operatório.  Nos primeiros meses, o abdome apresenta uma diminuição relativa da sensibilidade, além de estar sujeito a períodos de “inchaço” que regride gradualmente e espontaneamente. Com o decorrer dos meses, após iniciados os exercícios físicos e após as sessões de drenagem linfática, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo.  De uma maneira geral, podemos salientar que após 2 meses, pelo menos 70% do inchaço já terá regredido e ao final do 6º.mês o resultado estará muito próximo do definitivo.  A cicatriz abdominal após o 6º.mês ainda vai melhorar seu aspecto, atingindo sua  coloração e consistência  definitiva  um ano após a cirurgia.
6. Poderei ter filhos após  a realização da abdominoplastia? O resultado não ficará prejudicado? A decisão a respeito de ter ou não mais filhos caberá a você e seu ginecologista. Quanto à manutenção do resultado, o mesmo poderá ou não ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado com atividades físicas adequadas e controle alimentar. Caso você tenha este cuidado, poderá manter o bom resultado estético da cirurgia prévia ao final da gravidez. Entretanto, é evidente que existe a possibilidade de um ganho de peso maior durante a gestação, levando a uma nova situação de flacidez e excesso de pele na região abdominal. Sendo assim, aconselhamos que as pacientes tenham todos seus filhos programados antes de se submeter a uma abdominoplastia, evitando a possibilidade futura de novas intervenções cirúrgicas.
7. O pós-operatório da abdominoplastia é muito doloroso? Não. Uma abdominoplastia de evolução normal não apresenta dor excessiva.  A dor existente após a cirurgia é perfeitamente tratável com analgésicos e antiinflamatórios convencionais. No entanto, a associação de cirurgias como lipoaspiração e mamoplastia, pode aumentar a intensidade da dor, uma vez que diferentes regiões do corpo operadas aumentam a chance de dores incômodas. Mas mesmo nestes casos, em que se realize abdominoplastia associada a outras cirurgias, analgésica mais forte podem proporcionar tranqüilidade a paciente, evitando a possibilidade do aparecimento de dores excessivas.

8. Há perigo na abdominoplastia? Quais os riscos da cirurgia? Raramente a cirurgia de abdominoplastia (dermolipectomia abdominal) traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos e com todos os cuidados necessários. Isto se deve ao fato de prepararmos convenientemente cada paciente para o ato operatório, solicitando exames pré-operatórios, avaliação cardiológica e anestésica, além de ponderarmos sobre a conveniência da associação desta cirurgia simultaneamente a outras. Outro fato de extrema importância é a busca por um cirurgião plástico habilitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para realizar o procedimento cirúrgico, um profissional qualificado que realizará sua cirurgia com todos os detalhes e cuidados necessários a sua boa evolução. Por fim, tão importante quanto os itens anteriores é a realização da cirurgia em um hospital ou clínica de boa qualidade, com todos os recursos necessários para a realização do procedimento com toda a segurança necessária. Sendo assim, a abdominoplastia possui a mesma possibilidade de riscos como qualquer outra cirurgia, como infecções, sangramento, intercorrências anestésicas ou alterações cicatriciais,  o que pode ser evitado conforme todos os cuidados listados acima.
9. Que tipo de anestesia é utilizado para a abdominoplastia?
Anestesia geral ou peridural, a depender da avaliação do médico anestesiologista.
10. Quanto tempo dura o ato cirúrgico? Em média 3 horas, caso não ocorra a associação de outras cirurgias.
11. Qual o período de internação?
Geralmente, 24 horas em evoluções normais.
12. É utilizado dreno na abdominoplastia?

Sim. O mesmo permanece na paciente em média de 2 a 5 dias, dependendo da quantidade de secreção drenada após a cirurgia.

You Might Also Like

0 comentários