O que é Lipoaspiracão? Quais os tipos existentes? O que é Lipo a laser ? O que é Lipoescultura?

terça-feira, janeiro 27, 2015

A busca pela redução de medidas e um corpo enxuto têm levado muitas pessoas a optarem pelas cirurgias plásticas. Por isso, a alternativa mais recorrente tem sido uma cirurgia que popularmente pode levar muitos nomes diferentes, a  LIPOASPIRAÇÃO .
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas, a lipo quando feita isoladamente é o terceiro procedimento cirúrgico estético mais realizado no Brasil. Se levarmos em conta quando a cirurgia é feita em conjunto com outras intervenções, o procedimento se torna o campeão das plásticas. Suas diversas denominações, hoje em dia tem "hidrolipo" e até "lipinho", dão a entender que existem vários tipos diferentes de lipoaspiração. 
No entanto, será que existem diferenças entre as técnicas? 
Ao decidir fazer uma lipoaspiração, o paciente deve ter em mente que ela não serve para emagrecer, mas sim para reduzir medidas e modelar o corpo. Se o paciente apresentar sobrepeso, o acúmulo de gordura não se restringirá à parede abdominal, mas também ao conteúdo intra-abdominal devido ao excesso de gordura . Portanto, pacientes nessa condição devem diminuir seu peso previamente para, depois, se submeter à cirurgia .A operação tradicional é realizada de forma manual. O médico insere na pele do paciente cânulas, ligadas a uma máquina que produz a pressão à vácuo necessária para a sucção da gordura. Depois disso, o material retirado segue para uma recipiente onde é armazenado para depois servir de implante para outras regiões do corpo, se for o caso, ou ser descartado. 

Atualmente, a recuperação do procedimento pode ser menos complexa. As lipos de abdomêm com abordagem mais moderna não necessitam de internações prolongadas e, em alguns casos, os pacientes podem ter alta no mesmo dia.  
Mas por que tantos nomes?Com o intuito de fazer com que o procedimento pareça ter menores proporções e assim, menores consequências, nomes como minilipo ou lipinho têm sido difundidos. As lipoaspirações de pequeno porte são caracterizadas por aspirarem menos gordura corporal. Muitas vezes, o paciente compra a ideia da minilipo , pensando que assim, poderá diminuir os riscos da intervenção cirúrgica, o que não é verdade. Vale ressaltar que o barato pode sair caro, pois o pequeno procedimento geralmente exige que várias sessões menores sejam realizadas, o que eleva o preço e o risco, pois neste caso a recuperação deverá ser sobre vários pós-operatórios e não de um único procedimento.
 Redução de riscos
A cirurgia é contra-indicada para pacientes com sobrepeso ou obesidade, trombose, embolia ou após ter passado por cirurgia bariátrica (de redução de estômago).
Além disso é extremamente importante verificar se o paciente é alérgico a algum tipo de medicamento, já que o procedimento utiliza desde anestésicos e anticoagulantes até analgésicos, entre outros.
No período de recuperação, alguns cuidados devem ser adotados. Após a cirurgia, o paciente deve usar malhas compressoras, ou cintas modeladoras por no mínimo 45 dias. Elas beneficiam a retração cutânea mais rapidamente. Além disso, os pontos podem ser removidos depois de, aproximadamente 7 dias. Depois disso, a cicatrização já fica por conta do organismo.
O contato com o sol deve ser outro ponto de extrema atenção. Tomar sol depois da cirurgia pode ocasionar manchas na pele, muitas vezes permanentes. O período para que a pessoa volte a tomar sol gira em torno de 60 dias e pode chegar até a 6 meses. Perder peso, na maioria dos casos, é um pré-requisito para se submeter à cirurgia. Para isso, a reeducação alimentar é uma aliada fortíssima. Além disso, os alimentos podem exercer o poder de seus nutrientes a favor da recuperação após a cirurgia. 
Para evitar qualquer risco, não importa a técnica, certifique-se que ela será realizada por um profissional especializado e certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 
Todas as informações pré e pós operatórias deverão ser passadas ao paciente antes da cirurgia. 
Qualquer dúvida, contactar sempre a equipe médica e o médico cirurgião.

You Might Also Like

0 comentários