Lipo a laser, descubra a diferença...

quarta-feira, outubro 14, 2015


Como funciona?

O laser chega até os depósitos de gordura através de uma cânula com uma fibra ótica acoplada. Para introduzi-la, primeiro é feita uma infiltração tumescente, que consiste na aplicação de um líquido que contém soro fisiológico e adrenalina, para ajudar a reduzir o sangramento e melhorar a retirada da gordura. Depois a cânula é aplicada através de incisões iguais à da lipoaspiração comum, por baixo da derme (a segunda camada da pele). O laser, normalmente de CO2 ou de Diodo, atua através da fibra ótica, quebrando a membrana das células de gordura, fazendo com que elas se "dissolvam". A cânula vai fazendo movimentos de vai e vem, para abranger uma área maior de células adiposas.
Assim como a lipoaspiração comum, a lipoaspiração a laser é mais indicada para pessoas que desejam remover depósitos de gordura que não conseguem eliminar através de atividades físicas ou alimentação balanceada. Pacientes com estrias, excesso de pele flácida e com pouca elasticidade não são bons candidatos à cirurgia. O ideal é que o paciente esteja dentro do peso saudável, para evitar complicações durante a operação e também, pois a lipoaspiração não objetiva causar emagrecimento, mas apenas melhorar o contorno corporal.
‎Partes do corpo que podem ser submetidas à lipoaspiração?
A lipoaspiração pode ser feita em qualquer parte do corpo em que haja gordura localizada. Abdômen, região dorsal, coxas, lateral das mamas, braços, submento (papada) são regiões comumente submetidas a esta cirurgia.
‎Tempo da cirurgia?
O tempo de duração da lipoaspiração depende muito da extensão e área ser aspirada. Portanto, o procedimento pode ser apenas focal ou se estender a várias áreas do corpo, podendo durar aproximadamente entre 1 e 5 horas.
‪Pré-operatório da lipoaspiração a laser:
Assim como as demais cirurgias, é necessário fazer diversos exames pré-operatórios que são solicitados para se avaliar o estado de saúde do paciente e também diagnosticar e monitorizar condições clinica que impediriam a realização da cirurgia.
‎Exames:
Em geral, os exames pré-operatórios requisitados são: risco cirúrgico (eletrocardiograma), hemograma, provas de coagulação sanguínea, glicemia, dosagem de TGO e TGP (avaliação hepática para diagnosticar possíveis doenças do fígado), colesterol, triglicerídeos, uréia e creatinina, urina e raio-x de tórax.. O cirurgião também pode pedir ultrassom da região a ser operada e Doppler (exame que permite a visualização dos vasos sanguíneos) das pernas para verificar se há trombos na corrente sanguínea.
Contra indicações:
Pessoas que possuem muitas doenças - como hipertensão, diabetes e obesidade- tem o risco cirúrgico aumentado. Por isso, devem conversar com seu médico sobre a real necessidade de uma cirurgia estética. Pacientes com obesidade ou com 30% acima do peso ideal podem não se beneficiar com a cirurgia. Pessoas com estrias e pele pendente no local onde desejam realizar a cirurgia devem ser examinadas para ponderar a possibilidade da cirurgia, pois a retirada da gordura nesses casos pode piorar o aspecto da região. Admite-se retirar gordura com segurança em até 7% do correspondente do peso corpóreo do paciente.
#Tempo de internação:
Uma lipoaspiração grande pede o mínimo de 24 horas de internação, mas se a cirurgia for menor é possível ir embora até no mesmo dia.
‎Recuperação e dor após a lipoaspiração a laser:
A recuperação desta cirurgia é relativamente rápida, já que existem poucos ou nenhum ponto de costura cirúrgico. É recomendado ao paciente permanecer em repouso nos primeiros dias (cerca de 3 a 5 dias). Para realizar a maioria das atividades cotidianas, o paciente estará capacitado no período de aproximadamente 15 dias, de acordo, é claro, com sua recuperação. Pode ser necessária medicação analgésica, que deve ser prescrita pelo médico, e antibióticos para prevenir infecções.
É comum dor de intensidade variável no local da cirurgia assim como a ocorrência de manchas roxas, vermelhas ou amarelas que tendem a sumir ao longo de aproximadamente 2 semanas.
Normalmente se indica o uso de modelador no pós-operatório, por um período de aproximadamente 45 dias no mínimo. Exercícios só são permitidos após um 1 mês, porém, com uma semana já se pode fazer caminhadas leves. Não se deve tomar sol enquanto permanecerem os edemas (inchaços) e ainda as equimoses (manchas arroxeadas) que podem provocar manchas na pele caso tenham incidência direta dos raios solares. É bastante importante evitar qualquer tipo de trauma, porque isso prejudicaria a cicatrização e, claro, os resultados da cirurgia.
Antes e depois da lipoaspiração a laser: até o primeiro mês o paciente estará muito inchado, assim, o peso permanecerá igual. Mas com o passar do tempo o edema diminui. O tempo necessário para que seja visto o resultado final é de aproximadamente 3-5 meses (tudo depende do cuidado pós-operatório e características biológicas individuais do paciente). Dificilmente o local onde foi feita a lipoaspiração voltará a ter depósito de gordura. Isso acontece porque o número de células de gordura só aumenta até a adolescência. Na vida adulta elas apenas têm seu tamanho expandido. No entanto, é errado pensar que?A área lipoaspirada terá menos células de gordura, por isso não engordará como antes? na verdade, as células gordurosas que restam podem aumentar muito o seu volume, de maneira que o resultado pode ser prejudicado caso o paciente não siga uma rotina com hábitos de vida saudáveis.
Compare a lipoaspiração a laser com a lipoaspiração tradicional:

A lipoaspiração a laser e a tradicional são muito semelhantes. A diferença, de acordo com os especialistas, está no primeiro procedimento de usar o laser para quebrar a membrana das células gordurosas, que facilita mais o processo e pode reduzir o tempo de recuperação do paciente. A sua escolha deve ser ponderada com um cirurgião plástico.

You Might Also Like

0 comentários