Sugestão de alimentação pós lipoaspiracção;

quinta-feira, fevereiro 23, 2012


ALIMENTAÇÃO PÓS-LIPOASPIRAÇÃO
Cada vez mais tentamos melhorar os resultados da lipoaspiração. Com o advento das técnicas modernas de lipoaspiração, como por exemplo, a vibrolipoaspiração, conseguimos remover grandes quantidades de tecido adiposo de forma segura e regular.
Porém, em alguns pacientes os resultados não são tão expressivos quanto em outros.
Além dos fatores intrínsecos de cada paciente, tentamos uniformizar os cuidados que os pacientes devem ter no pós-operatório como maneira de conseguir resultados mais parecidos, independentemente da biologia própria de cada um.
Estes cuidados são basicamente para diminuir o índice de deposição de fibrose cicatricial no espaço subcutâneo.
Após a remoção do tecido gorduroso, existe a tendência do organismo em preencher aquele espaço onde existia a gordura com líquido. Este “espaço morto” preenchido por líquido é rapidamente permeado por células chamadas fibroblastos.
Os fibroblastos produzem fibras longas de colágeno semelhantes a uma lã de vidro que serve para preencher espaços vazios após traumatismos no tecido subcutâneo.
Entendemos então porque alguns pacientes apresentam resultados piores e outros melhores. Um dos fatores é que após a remoção do volume de gordura, o organismo deposita naquele local um novo volume, agora de fibrose.
O principal método para evitar este depósito de fibrose é, portanto, diminuir este espaço morto.
As formas de diminuir este espaço morto são a compressão da pele contra a musculatura, aumentando a pressão no local e diminuindo o acúmulo de líquido no subcutâneo, e a eliminação da maior quantidade de líquido (edema ou inchaço) em menor tempo possível, que é feito com dietas especiais e massagens (drenagem linfática).
O papel das malhas modeladoras compressivas é bem conhecido. Foram empregadas primeiramente no tratamento do edema das pernas. Após, foram utilizadas em cirurgia plástica na compressão das áreas operadas. O mecanismo de ação é bastante simples. Elas exercem uma pressão que impede que os líquidos saiam dos vasos e permeiem os espaços onde existia a gordura e entre as células.
Após alguns dias, estas malhas tem de ser ajustadas para manter a mesma pressão, pois com a diminuição do inchaço elas ficam frouxas e podem perder sua ação.
Na área abdominal, devemos utilizar uma placa modeladora sob a malha. Esta placa tem a função de uniformizar a pressão exercida na região abdominal. Nesta área, existe a tendência da malha formar dobras, que podem causar marcas permanentes, pois neste ocorrerá mais pressão e conseqüentemente menos fibrose.
Outra estratégia auxiliar são as massagens para drenagem linfática ou dos líquidos. Com estas massagens, a terapeuta encaminha este líquido para os tubulos e gânglios linfáticos, fazendo com que eles se dirijam para a circulação central novamente.
Pouco conhecido ainda é o papel da alimentação na redução do inchaço pós-operatório.
Por muito tempo se falou sobre manter uma dieta pobre em sódio. Porém, em pessoas com um funcionamento renal normal, evidenciou-se que dietas com 2 a 4 gramas de sódio não aumentavam o edema.
Porém desde os anos 40, sabe-se que a insulina diminui a liberação de sódio pelo rim.
Atualmente, sabemos que os altos índices de insulina são os principais responsáveis pela retenção de líquidos no pós-operatório.
O trauma cirúrgico aumenta as quantidades de vários hormônios, em uma fase inicial ocorre um edema pela liberação de uma quantidade maior do hormônio antidiurético e em uma fase secundária, após o segundo dia, a liberação maior de insulina causa uma retenção maior de sódio pelo rim.
Portanto, tanto na fase inicial quanto na tardia da cirurgia temos uma manutenção do inchaço causada por hormônios.
Na fase inicial, temos pouco a fazer, porém após o segundo dia temos como objetivo diminuir a secreção de insulina, como maneira de não reter sal (sódio) e conseqüentemente líquido, diminuindo assim a formação de fibrose.
Não adianta modelarmos a silhueta removendo a gordura, se no local o organismo depositar fibroses.
Há alguns anos, sabe-se que a melhor maneira de diminuir a secreção de insulina é a liberação lenta e constante de glicose no sangue.
A insulina serve para carregar a glicose contida no sangue para dentro das células, para ser gasta (no caso dos músculos, neurônios, etc...) ou para ser armazenada (como no caso das células de gordura).
Quando ingerimos açúcares refinados ou farináceos, estes são rapidamente disponibilizados na forma de glicose no sangue, causando um aumento rápido, isto é, um pico de glicose.
Ao perceber isso, o organismo prontamente libera uma grande quantidade de insulina para armazenar esta glicose que foi para o sangue.
Porém, rapidamente a glicose para de ser disponibilizada, pois os açúcares são rapidamente digeridos e liberados, mas a insulina continua no sangue.
Temos então que liberar no sangue quantidades de glicose pequenas e graduais. A melhor maneira de fazer isso é com uma alimentação baseada em elementos de lenta digestão. Um exemplo, e o melhor são as proteínas.
As proteínas demoram a serem digeridas em glicose, causando assim uma liberação lenta e gradual de açucares no sangue. Essa liberação lenta não faz com que grandes quantidades de insulina sejam jogadas na corrente sanguínea.
Sem este aumento de insulina, o rim funciona de maneira mais eficaz na remoção dos líquidos do inchaço.
Nos baseando neste princípio fisiológico, recomendamos uma dieta com mínimas quantidades de carboidratos no período pós-operatório de lipoaspiração até a regressão de no mínimo 80% do edema. Isto ocorre entre 30 e 60 dias.
A dieta ideal é rica em proteínas e pobre em carboidratos.
Os alimentos com maior índice de proteínas são as carnes, os derivados do leite, ovos e alguns vegetais.
Alimentos que possuam grande quantidade de amido, como pães, massas, batata, farinhas, doces, bem como os que possuem grandes quantidades de açúcar.

Sugestão de cardápios para os primeiros 60 dias depois da Lipo


CAFÉ DA MANHÃ:
  • Omelete Simples ou com Queijo e Presunto
  • Ovos Mexidos
  • Ovos com Bacon ou Ovos Cozidos
  • Chá Gelado
  • Café
  • Presunto
  • Queijo
  • Salaminho
ALMOÇO:
  • Salada de folhas verdes escuras
  • Purê de abóbora
  • Salpicão (Maionese caseira, salada, pimentão, frango, ovos cozidos, cenoura, chuchu,
  • vagem e tomate) 
  • Carne de Vaca, Porco, Frango (caso haja molho, somente com tomates caseiros) 
  • Peixe, Camarão, Atum, Lagosta, Caranguejo ou Mexilhões
  • Lingüiça caseira
  • Ovos Mexidos, Ovos com Bacon ou Ovos Cozidos
  • Omelete Simples ou com Queijo e Presunto
LANCHE DA TARDE:
  • Chá Gelado ou Quente
  • Café
  • Queijo
  • Presunto ou chester
JANTAR:
saladas, carnes magras e queijos, café com leite, leite com achocolatado light, omeletes,
iogurte natural com adoçante, purê de moranga com caldo de feijão.

SUGESTÃO PARA SACIAR A VONTADE DE DOCES
creme de leite com adoçante e umas gotas de baunilha, ou canela
Gelatina Diet. (Adocyl e Doce-Menor)

You Might Also Like

0 comentários