Alimentação pós cirurgia !!!

quinta-feira, fevereiro 23, 2012


Repouso em casa, alguns hematomas, corpo dolorido e inchaço, às vezes assim é o pós operatório.

Nem sempre as pacientes sentem dores, e por isso podem descuidar dos cuidados pós-operatórios, tão importantes para o resultado perfeito do trabalho do cirurgião e do seu corpo.

Costumo dizer às pacientes uma regra básica:  é essencial que você tenha paciência acima de tudo, sem esquecer que não existem resultados imediatos. Pense que para uma boa recuperaçao, tudo que vc comer, contará muito.
Em um momento pós operatório, o ideal é alimentar-se com o que facilita ou ajuda a diminuir os inchaços e auxiliem no "trânsito intestinal".

Veja quais os alimentos que devem ser riscados do cardápio durante o pós-operatório e aqueles que podem e devem ser consumidos sem restrição alguma.

Alimentos não recomendados em excesso:

Doces e chocolates : após a plástica, as pacientes ficam muito ansiosas por ver o resultado, mas calma é sempre importante. Evite controlar essa ansiedade com doces e chocolares, esses alimentos não contribuírem para a digestão, oferecem gorduras e açúcares em grande quantidade e também escesso de doces podem levar a um colapso de energia e causar cansaço.

Leite e derivados:  vocês ficarão surpresas ao saberem que o leite, consumido diariamente por nós, pode causar  prisão de ventre, gases e impedir a absorção de nutrientes essenciais nessa fase.  Outro fato curioso:
é no intestino que boa parte da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e pela diminuição do apetite, é produzida. Quando suas funções são prejudicadas, a produção de serotonina fica comprometida.

Gorduras saturadas ou trans: Você já escutou falar nessas vilãs que estão presentes nos salgadinhos de pacote, na batatinha frita das lanchonetes fast-food, na maioria das margarinas, na pipoca de microondas, nos bolos e tortas industrializados e nas bolachas recheadas. O que elas fazem? Aumentam o nível do mau colesterol e diminuem o bom colesterol, aquele que ajuda a retirar as gorduras das células, facilitando sua eliminação do organismo. Outra grande desvantagem para você que acabou de sair de uma cirurgia é que essas gorduras, de acordo com o nutricionista, desequilibram os níveis de ômega 3 e 6, ácidos graxos essenciais que estão diretamente ligados ao processo antiinflamatório, que ajudam a evitar e combater inflamações.

Cafeína (café, refrigerantes de cola, chá preto):  Evite o café - A cafeína exerce efeito tóxico e desidratante no organismo. Também leva as glândulas supra-renais à exaustão, aumentando o estresse, isso significa que eles podem te deixar mais irritada e ansiosa, provocar dor de cabeça, fadiga e depressão.

Carne vermelha:  Consumir carne vermelha pode dificultar a digestão, causar desconforto, esgotar nutrientes, sobrecarregar rins e fígado e ainda gerar desequilíbrio entre as bactérias boas e nocivas que vivem no intestino, levando à prisão de ventre . Por isso, evite ao máximo.

Alimentos fermentativos:  Evite alimentos como feijão, lentilha, grão-de-bico, repolho e até as massas. A fermentação provoca a dilatação do estômago e pode aumentar muito a formação de gases e cólicas.


Bebidas alcoólicas : É bem simples: álcool e remédio não combinam. E no pós-operatório você vai precisar, no mínimo, de analgésicos para diminuir a dor. A ingestão de álcool pode alterar o efeito dos medicamentos, potencializar suas propriedades provocando reações indesejáveis ou não resolver o problema. Assim, o analgésico não vai retirar a dor, o antiinflamatório não irá curar a inflamação.



Sal (embutidos, defumados, molhos prontos)

Nem pense em exagerar nas comidas salgadas. "Esses alimentos trazem alta concentração de sódio, que são responsáveis por causar retenção de líquidos", afirma o nutricionista Gil de Abreu. Resultado: você fica mais inchada.



Aposte nessas comidas

Depois de conhecer os vilões, é hora de ver o que está liberado. Aproveite ao máximo esses alimentos porque eles vão lhe ajudar na fase da recuperação.



Água, sucos naturais, melão, abacaxi e melancia

Essas bebidas ajudam a hidratar o organismo, compensar a perda de líquidos e diminuir o inchaço.



Probióticos (iogurte e leite fermentado)

São aqueles que contêm microorganismos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal.



Ovo

Fornece proteínas que fazem a reconstrução dos tecidos perdidos durante a cirurgia e são de fácil digestão.



Abacate

Elimina o mau colesterol e combate os radicais livres. Com betacaroteno, vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio. Regula o intestino.



Cenoura e Beterraba

Ricas em betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A e ajuda na cicatrização.



Abóbora, cenoura, damasco, manga, espinafre, couve, tomate e uva

São alimentos ricos em ativos com propriedades antioxidantes que bloqueiam a ação dos radicais livres, liberados durante a plástica.



Castanha-do-pará

Traz selênio, um poderoso elemento antioxidante, que também elimina os radicais livres do organismo.



Salmão e atum

Além de possuírem grande quantidade de proteínas, trazem gorduras boas, ricas em ômega 3, que ajudam a prevenir inflamações.



Fibras

Melhora a função intestinal, além de diminuir os níveis de colesterol. Algumas boas opções: as verduras, legumes, mamão, ameixa, nectarina e cereais integrais.



Shimeji e shitake

Possuem uma substância fitoquímica que melhora a imunidade.



Goiaba

Rica em vitamina C, atua na formação do colágeno e ajuda a restaurar os tecidos.

You Might Also Like

0 comentários