ESTRIAS: Existe mesmo solução?

terça-feira, fevereiro 28, 2012


O que são?
         As estrias são lesões decorrentes do rompimento das fibras elásticas, constituídas por colágeno e elastina, ocorre por uma distensão exagerada ou devido alterações hormonais. Ocorre mais durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado, obesidade e na gravidez.
            As estrias são lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo para uma tonalidade esbranquiçada. As áreas mais comuns do seu aparecimento são coxas, nádegas, abdômen e costas.

Como evitar as estrias?


            Algumas pessoas mesmo com pouca distensão da pele já as desenvolve e outras não desenvolvem nem na gravidez, quando a distensão é muito maior, isso vai depender de uma tendência pessoal.
            Algumas dicas para evitar as estrias:
            - Hidratar bem a pele com cremes e loções todos os dias;
            - Ingerir 2 litros de água por dia;
            - Evitar engordar demais e rapidamente (mantendo uma alimentação balanceada e praticando atividade física);
            - É recomendado que o inicio desses cuidados seja na puberdade, em ambos os sexos.

Existe tratamento para estrias?


            As estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes, mas visa melhorar o aspecto estético estimulando a formação de colágeno nas lesões. Lembrando que as estrias mais recentes são mais fáceis de tratar, é onde temos resultados mais positivos.

          Os tratamento mais utilizados são:
- Peeling Químico: Seria um tratamento onde é utilizado alguns tipos de ácidos, principalmente o ácido retinóico, estimulando a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Pode haver descamação e vermelhidão e a formulação ideal          para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele.
- Microdermoabrasão: É um tipo de peeling realizado pelo lixamento superficial das estrias onde ocorre uma renovação da pele por meio do atrito, estimulando também a formação de colágeno e regulando a superfície da pele, ganhando mais uniformidade semelhante a pele anterior.
- Subcisão: Esta técnica consiste na introdução de uma agulha grossa ao longo e por baixo da estria, como movimentos de ida e volta. O trauma causado leva a formação de tecido colágeno no local, que preenche a área onde o tecido estava degenerado.
- Intradermoterapia: Consiste na aplicação de substâncias ao longo e sob as estrias que provocam uma reação do organismo estimulando também a formação de colágeno.
-  Carboxiterapia: É um tratamento através de aplicação de gás carbônico ao longo da estria, melhorando a circulação e oxigenação local, estimulando assim a síntese de colágeno, amenizando assim a aparência das estrias. Normalmente indica-se no mínimo 10 sessões, mas depende da avaliação de cada caso.
- Laser: A aplicação do laser provoca o fechamento de vasos nas estrias avermelhadas e promove a formação de novo colágeno, com isso diminui o tamanho e melhora o aspecto das estrias.

You Might Also Like

0 comentários