Quais os benefícios das frutas?

terça-feira, fevereiro 28, 2012

           As frutas além de serem saborosas, são nutritivas por serem ricas em vitaminas, minerais, fibras alimentares e substâncias importantes, ajudando a manter o corpo saudável e prevenindo algumas doenças, as frutas são importantes ingredientes de uma boa alimentação.
            Muitas frutas são excelentes aliadas para dietas, mas é claro que precisamos saber dosar, pois tudo que consumimos em excesso engorda, portanto nada de exageros.
            Sabemos da importância das frutas na alimentação, mas infelizmente muitas pessoas não dão a devida importância para o seu consumo, devemos ingerir frutas diariamente para manter a saúde em dia. Temos fácil acesso às frutas e é um ingrediente fácil de se levar para qualquer lugar e arrumar um tempinho para comer uma frutinha, mas muitos ainda desconhece a sua importância e seus benefícios, que estão diretamente ligados ao bom funcionamento do corpo, elas podem ser colhidas do pé e tem mil e uma utilidades.

            As frutas nos permite ter uma dieta equilibrada e direcionada conforme as necessidade fisiológicas e histórico familiar de doenças, pois estes fatores irão determinar a escolha do alimento a ser consumido.
            Para o bom funcionamento do organismo necessitamos de nutrientes que são substâncias que nutri o nosso corpo, como: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água, cada um deles desempenha uma função específica. Então no verão ou no inverno, seja no suco, na salada ou em pratos variados abuse das frutas.
Conheça o poder de algumas frutas:


Abacaxi – Rico em vitamina C, betacaroteno e vitaminas do complexo B. Além de conter minerais como cálcio, ferro e fibras, previne dores de garganta e resfriados, ajuda na circulação e digestão. Mas moderação, o ripo pérola contém muito açúcar.
Acerola – Muito rica em vitamina C e outros micronutrientes, ajuda no combate da anemia, gripes e resfriados.
Água de coco verde – Remineralizante em potencial, excelente repositor energético. Auxilia no tratamento dos rins, anemia e estômago.
Banana –  Contém vitaminas B6 e B12. Rica em sacarose, frutose e glicose, fibras e sais minerais. Trata a hipertensão, repõe o potássio perdido e necessário ao organismo diminuindo as câimbras, estimula a produção de hemoglobina prevenindo a anemia, melhora a circulação sanguínea e auxilia em tratamentos do estômago.
Caqui – Rico em vitamina A, auxilia na longevidade. Moderação no consumo, pois contém muito açúcar.
Framboesa – Tonificante, vigorizante e desintoxicante.
Fruta do conde ou pinha – rica em elementos antioxidante, altamente energética, mas também requer moderação pela quantidade de açúcar.
Figo – Importante para a manutenção dos fluídos corporais e trata a hipertensão.
Kiwi – Possui muita vitamina C, é antioxidante e laxante. Ajuda nos tratamentos contra tensão, depressão e desordens digestivas.
Laranja – Contém vitamina C e fibras prevenindo gripes e resfriados, reforça a defesa do organismo, controla a pressão sanguínea e combate o colesterol.
Limão – Contém muita vitamina C, favorecendo a circulação, melhora resfriados, traz benefícios para o estômago e ajuda na cicatrização de úlceras da boca.
Maça – Rica em fibras, vitaminas B1, B2  e sais minerais. Previne doenças cardiovasculares, ajuda no controle do colesterol e fortalece as artérias e veias.
Mamão – Rico em vitamina A, combate a artrite e sua enzima facilita a digestão. O tipo Formosa é o que contém menos açúcar.
Manga – purifica o sangue e é boa para pele ajudando no tratamento contra a acne.
Maracujá – Funciona como um calmante natural do organismo. Fonte de vitaminas A, B e C, ele é rico em sais minerais como fósforo, ferro, sódio e cálcio. Diminui o nível de colesterol e atua no bom funcionamento gastrointestinal.
Melão – É um soro biológico que trata os rins e ajuda na desintoxicação alimentar, fortifica os ossos e os dentes. Por ser um alimento de difícil digestão, ideal se ingerido só, num intervalo entre refeições.
Melancia – Rico em licopeno, previne alguns tipos de câncer, auxilia na eliminação do ácido úrico e outras toxinas, é um alimento também de difícil digestão.
Morango – Seu consumo estimula o funcionamento do coração, rico em vitaminas C e B5, fibras, licopeno, cálcio e ferro. Excelente para evitar e tratar a gota e o estômago.
Nêspera, ameixas amarelas e nectarinas – Aumenta a resistência física e combate a fadiga.
Pêra – Combate a hipertensão, alivia o cansaço mental e alcaliniza o estômago.
Uva – É uma fruta energética, rica em magnésio e potássio, e contém cálcio e minerais que previnem problemas cardíacos, ajuda no combate a anemia e a fadiga.
 Abuse das frutas, o seu corpo vai agradecer!!!

You Might Also Like

0 comentários