terça-feira, fevereiro 28, 2012

POR QUE DEVO IR AO NUTRICIONISTA?


O nutricionista é necessário apenas para quem quer emagrecer ?

Não. A alimentação adequada para o organismo traz tantos benefícios que você vai se surpreender após ler essa matéria.

Você sabia que 80% das doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (Derrames), diabetes tipo II e 40% dos cânceres poderiam ser evitados a partir de uma alimentação adequada.

O nutricionista serve para:

- Para você.

Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e com uma variação de carboidratos, proteínas e minerais é capaz de diminuir o risco de infartos, de doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão, e até proteger contra o câncer.

O nutricionista atua diretamente com a medicina preventiva através da alimentação. Se as pessoas tivessem o hábito e a preocupação de procurar um desses especialistas para montar um cardápio saudável, teríamos uma expectativa de vida cada vez maior. 

- Na balança.

Se o excesso de peso é o problema, o tratamento com um nutricionista pode eliminar a gordura extra e ensinar você a comer direito, ou seja, os quilos não voltam mais. Os maus hábitos alimentares geram milhões de pessoas com excesso de peso em limites perigosos e são a maior ameaça a saúde no mundo todo.

A obesidade  é considerada a doença do milênio, constituindo a principal casa de mortes evitáveis no mundo. O nutricionista é o profissional capacitado para fazer uma avaliação individualizada e recomendar a alimentação ideal para o seu caso.

- Para a grávida.

Pare de pensar que você pode comer por 2 na gravidez.
Algumas fases da vida necessitam de orientação específica, como na gestação. O estado nutricional materno pode interferir no crescimento e desenvolvimento do feto. A adequação de nutrientes  e o ganho de peso adequado são fundamentais para uma evolução positiva da gestação, evitando o surgimento de doenças, como a obesidade, a diabetes gestacional, pressão alta gestacional e até problemas como a má formação do feto. 

- Para crianças.

Alguma vez você pensou em levar seu filho para uma consulta nutricional ?
Um nutricionista pode contribuir diretamente com o desenvolvimento do seu filho, pois  todas as fases da vida têm suas particularidades nutricionais que devem ser priorizadas. As necessidades de cálcio (que ajudam no desenvolvimento dos ossos e dos dentes), e o ferro (fundamental no combate da anemia) aliado a um bom cardápio, recheado de muitos nutrientes e minerais e sem excessos de gordura e açúcar, pode fazer toda a diferença quando o assunto é crescimento saudável. 

- Para academia.

A nutrição esportiva está totalmente relacionado à prática de atividades físicas. O corpo colhe mais resultados quando há uma alimentação equilibrada em nutrientes e minerais. Praticantes de atividades físicas ou atletas conseguem atingir um melhor desempenho e condicionamento físico quando recebem orientação nutricional. Cada modalidade esportiva requer um programa individualizado, com o objetivo de suprir as necessidades calóricas e de nutrientes, visando sempre desempenho físico e manutenção da saúde, objetivando perda de gordura e ganho de massa magra.



- Na mesa.

Um nutricionista não proíbe a ingestão de nenhum alimento. O correto é indicar refeições saudáveis e que combinem com o perfil de cada pessoa.  O profissional serve como auxílio para as pessoas que desejam mudar o comportamento alimentar e a visão que tem da comida. Tudo isso com o objetivo de tornar a alimentação um hábito saudável e prazeroso.

- Na idade avançada.

A terceira idade pode aproveitar ainda mais os benefícios de uma boa nutrição para melhorar a qualidade de vida. O idoso apresenta um quadro nutricional particular, e isso varia de acordo com a necessidade de cada um, que envolve não apenas hábitos, mas também peculiaridades orgânicas decorrentes do envelhecimento. O organismo pode apresentar, por exemplo, grande necessidade de ferro ou de cálcio. O estado nutricional está intimamente ligado a sua sobrevida.



creditos desta postagem para :  http://www.gabrielcaironunes.blogspot.com/

You Might Also Like

0 comentários