Dúvidas mais frequentes sobre Implantes Mamários

quinta-feira, janeiro 12, 2012



FONTE -
 http://www.crmmedic.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=93&Itemid=63

Dúvidas mais frequentes sobre Implantes Mamários -


O que são Implantes Mamários?
O Implante Mamário consiste em uma bolsa de silicone de grau médico, preenchido com gel de silicone coesivo ou solução salina que pode ter finalidade terapêutica ou estética (tais como o aumento ou reconstrução mamária), utilizado com propósito de corrigir imperfeições, melhorar o contorno do corpo e suas proporções.



O que é gel coesivo?
Gel coesivo é um gel composto de moléculas que possuem capacidade de manter-se ligadas, não permitindo que o silicone da bolsa se espalhe pelo organismo caso haja ruptura do implante.



Corro riscos colocando um implante mamário?
Todo procedimento cirúrgico está sujeito à riscos e na cirurgia plástica não é diferente. É imprescindível que o médico escolhido seja de confiança, que seja realizado um rastreamento geral da saúde da paciente antes da cirurgia e que o pós-operatório seja seguido à risca, já que é um período de grande importância para se obter um bom resultado na cirurgia. Convém tirar todas as dúvidas com seu cirurgião, assim não se criam falsas expectativas e você se sentirá segura com as possíveis complicações que raramente podem vir a ocorrer.



Posso ser alérgica ao silicone?
Por não ser de origem biológica, o silicone, não induz o organismo a produzir anticorpos, que poderiam desencadear um processo alérgico ou mesmo uma reação inflamatória. Contudo é de grande importância verificar a procedência dos implantes com seu cirurgião para assim eliminar qualquer perigo de contaminação.



Como escolho o tamanho do meu implante?
primeiro passo é saber qual o tamanho de seios que gostaria de ter. A partir daí o cirurgião fará uma avaliação completa para sugerir o tamanho ideal ao seu biótipo, analisando a altura, a distância entre o tronco e os quadris, a proporção do tórax, a estrutura óssea bem como a formação original da mama.

O tamanho do implante pode ser limitado pelas características do tecido mamário existente. A elasticidade da pele ou a quantidade de tecido mamário podem impedir de alcançar o tamanho desejado. Um implante demasiadamente grande para a quantidade de pele e de tecido mamário disponível, podem prejudicar o efeito desejado além de potencializar alguma complicação cirúrgica.



O médico lhe explicará as possíveis limitações no seu caso durante a consulta. Tudo a fim de proporcionar um melhor resultado, equiparando a expectativa da paciente com as p­os­­sibilidades de um resultado seguro.

Colocar o Implante atrás ou à frente do músculo?
Muitas mulheres ficam em dúvida quanto ao posicionamento de seu implante de silicone, porém essa decisão depende da aparência que se quer conferir às mamas, bem como de alguns fatores fisiológicos.

É fato que essas duas diferentes posições influem diretamente no resultado que se quer obter com a cirurgia: para um efeito mais natural o implante deve ser condicionado atrás do músculo; caso a intenção sejam mamas mais projetadas, o ideal é que ele seja colocado sobre o músculo. Porém é uma decisão a ser tomada juntamente com seu cirurgião, maior responsável por estabelecer qual posicionamento para o seu caso, seguindo suas necessidades específicas



O implante de silicone atrapalha a realização do exame de mamografia? É preciso fazer um acompanhamento mais rigoroso?
Não. As mamografias podem ser realizadas nas pacientes que tenham implantes de próteses de silicone tanto na frente como atrás do músculo, sem prejuízo para a prótese e para a visualização de lesões mamográficas.
Contudo, o técnico deve sempre ser informado sobre a existência da prótese, pois existem projeções especiais que diminuem a compressão do implante e proporcionam maior visualização da mama do que as projeções comuns. Ultra-som e ressonância magnética são também importantes na avaliação das mamas para o implante de silicone. O acompanhamento deve ser o mesmo indicado às mulheres que não possuem próteses.



O implante de silicone traz algum dano à saúde?
Comprovadamente, o silicone não faz mal a saúde, se for utilizado de forma correta, com critério médico-cirúrgico. Prova deste fato é que todas as seringas descartáveis são lubrificadas com silicone e mesmo os pacientes que recebem injeções diárias (como diabéticos, por exemplo) não evoluem para doenças causadas pelo silicone. Mas existem contra-indicações: os paciente com doenças imunológicas (por exemplo que tem reação antígeno-anticorpo-lupus), não devem receber próteses de silicone.



Os implantes de silicone podem provocar câncer de mama?
Não existem dados clínicos ou laboratoriais em relação ao aumento das taxas de câncer de mama em mulheres com qualquer tipo de implante de prótese de silicone até o momento. Além disso, as mulheres que desenvolveram câncer de mama após mamoplastia de aumento não apresentam métodos, diagnósticos, tratamento e prognóstico alterado em conseqüência ao implante.



Quais os locais por onde a prótese pode ser colocada?
Atualmente a incisão mais utilizada para colocação do implante mamário é a incisão no sulco inframamário (abaixo das mamas), porém existem outras opções de incisão, tais como: incisões axiliares (posicionada junto à áxila), a transareolar (realizada no meio aréola) e a periareolar (posicionada na metade inferior da aréola).



Os implantes podem ser utilizados nos casos de reconstrução mamária?
Existem algumas técnicas cirúrgicas nos procedimentos de reconstrução mamária que envolvem a utilização de implantes,sim. É aconselhável a consulta com um cirurgião para que este possa fornecer informações adicionais a fim de que seja estabelecido o procedimento que se adeque a cada paciente.



O implante pode estourar?
As próteses são extremamente resistentes. Suportam a pressão e têm grande elasticidade. Sua ruptura se faz pelo desgaste de décadas ou em caso de acidentes com traumas graves. Recomendamos que realize visitas periódicas ao seu médico para que o mesmo avalie o seu implante. Oferecemos a garantia dos nossos implantes contra Ruptura natural e Contratura de Baker (grau III e IV).



A pessoa que tenha feito algum implante sente alterações de acordo com a temperatura? Por exemplo, caso ela fique exposta ao sol, qual o efeito sobre o produto?

A sensação de calor ou frio é dada pela pele (derme/hipoderme). A prótese, para modificar esta temperatura, precisaria de uma fonte de calor ou frio própria, ou seja, o único momento que a prótese tem uma temperatura diferente do organismo é na sua introdução. Após a cirurgia, toda a alteração de temperatura passa a ser regulada pela pele.



Como é a recuperação após a cirurgia?
O seu cirurgião passará a você todas as recomendações necessárias, que devem ser seguidas rigidamente para que não ocorram quaisquer problemas com as próteses, posteriormente à cirurgia.

É bom lembrar que deve-se evitar grandes esforços nos primeiros 15 dias após a cirurgia. Fatores como dor e desconforto podem surgir e variam de paciente para paciente. Já atividades físicas são restringidas num primeiro momento, mas tudo dependerá do critério de avaliação do médico que adequará o melhor tratamento pós-cirúrgico que convier ao organismo de cada paciente.



Quanto tempo pode durar um implante?
Nossos implantes não possuem tempo de durabilidade pré-determinado. É recomendável consultar seu cirurgião plástico com o passar do tempo para que através de suas avaliações periódicas seja determinado se há necessidade ou não de trocá-lo.



Haverá algum problema com a amamentação?
O implante de prótese de silicone não acarreta alterações na amamentação, desde que seja preservado todo conjunto de elementos necessários para o aleitamento. Contudo é recomendado que a mulher espere aproximadamente 01 ano após o período de amamentação para realizar a cirurgia de aumento de mamas.



Os implantes podem alterar a sensibilidade das mamas?
A sensibilidade das mamas pode se alterar devido ao inchaço que é variável de acordo com a técnica utilizada. Essas alterações retomam a normalidade em um período de aproximadamente 6 meses.



Meu implante pode sair do lugar?
Considerando a realização correta do procedimento cirúrgico, e o respeitando com rigorosidade os cuidados pós-operatórios exigidos, não é habitual que isso ocorra, salvo em casos de traumatismo violentos.



Por que utilizar próteses CRM MEDIC?
Nossos produtos são produzidos sob rigorosos critérios de segurança e tecnologia. São certificados por ISO 9001, ISO 13485, SFDA e ANVISA que atestam e garantem a mais ampla qualidade dos implantes.



Todos eles possuem cobertura texturizada (que favorecem a adaptação do colágeno), são constituídas por gel de excelente qualidade (que oferecem sensação de músculo ao ser tocado, garantindo maior naturalidade às mamas), são preenchidas com gel altamente coesivo (que não vaza pelo corpo caso haja rompimento) e possuem sete camadas protetoras (que trazem maior firmeza ao implante e garantem maior resistência à possíveis rupturas).

  fonte   CRM MEDIC

You Might Also Like

0 comentários