Medo de cirurgia

sexta-feira, novembro 09, 2012

Uma hora você decide que vai finalmente realizar sua tão sonhada plástica, mas na outra desiste dos planos só de pensar nos riscos da cirurgia? Então, seja bem-vinda ao clube das mulheres que morrem de medo do bisturi. Mas será que esses medos têm fundamentos? Fomos averiguar junto aos profissionais da área o que realmente é fato ou boato para que você se tranqüilize, supere essa aflição e consiga realizar a tão sonhada cirurgia estética. Dê só uma olhada.


Uma coisa é certa: nós mulheres estamos sempre em busca do corpo perfeito. E, quando a dieta e os exercícios não são suficientes, partimos logo para a plástica sem medo. Certo? Errado. Embora as lipoaspirações, os implantes de silicone, as rinoplastias e outras cirurgias sejam realizadas cada vez com mais freqüência e menos riscos, há ainda quem resista a elas. No ranking dos grandes temores, aparecem, anestesia e a localização da cicatriz.

Mas se você está achando que o medo é fruto de insegurança descabida, pode começar a respirar tranqüila. Afinal, segundo a psicóloga clínica Beatriz Accioly, a tensão diante de uma cirurgia é normal e saudável. "Não sabemos como os cirurgiões operam, não sabemos como é o pós-operatório e se o resultado vai nos agradar. O medo é proporcional a nossa falta de conhecimento sobre o assunto", explica.

Tudo isso sem contar que se trata de um procedimento cirúrgico, o que nos remete, mesmo que inconscientemente, a hospital, anestesia e internação. "O fato da plástica ser um procedimento definitivo também acaba gerando mais insegurança. Diferentemente de um corte de cabelo que ficou ruim e basta esperar o cabelo crescer novamente, uma rinoplastia malfeita, por exemplo, pode ser um problemão", justifica a psicóloga. No entanto, a profissional alerta: "O importante é não deixar que o medo a impeça de procurar um cirurgião se um problema estético lhe incomoda."

A seguir, desvendamos o que é mito ou verdade no que se refere aos temores de quem ainda não criou coragem para operar:

Infecção hospitalar

Segundo a portaria do Ministério da Saúde número 2616, de 1998, todos os hospitais devem possuir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, e é de responsabilidade do médico a escolha do local a ser realizada a cirurgia, que deverá seguir as normas do controle de infecção.  Opere sempre em HOSPITAIS especializados em cirurgia plástica.
Indicamos os hospitais abaixo:

http://www.hospitalsaintpeter.com.br/
http://www.hospitalsaltlake.com.br/


Além disso, os especialistas afirmam que no pré-operatório é feita a profilaxia, ou seja, a prevenção por meio do uso de antibióticos para evitar os riscos do corpo contrair qualquer quadro infeccioso. Por parte das pacientes, é permitido ainda o direito de conhecer antes da cirurgia o hospital onde será internado para observar como é feito o atendimento, a higiene do lugar e o tratamento que os profissionais dão aos seus pacientes.


Passar mal com a anestesia

Antes, durante e depois do procedimento, a equipe médica deve tomar todas as precauções para garantir o sucesso da anestesia, parte fundamental para que a cirurgia aconteça com tranqüilidade. Segundo o cirurgião plástico Edson Prata Jr , são raras as complicações anestésicas devido ao bom preparo no pré-operatório e ao monitoramento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial feito enquanto a cirurgia é realizada. É este procedimento que auxilia a equipe médica e ajuda consideravelmente a evitar a queda e os picos dos ritmos cardíacos. Procedimentos cirúrgicos sempre são iniciados apenas após a anestesia estar devidamente aplicada e o paciente monitorado.


Embolia pulmonar

Embora rara a ocorrência, a embolia pulmonar afasta pacientes da mesa de cirurgia plástica. A complicação acontece apenas quando um coágulo que está fixo em uma veia se desprende e vai pela circulação até o pulmão, obstruindo a passagem de sangue por uma artéria.

Para afastar ao máximo os riscos de uma embolia pulmonar e de qualquer complicação durante a plástica, antes de todo ato cirúrgico cabe ao médico solicitar exames pré-operatórios que irão diagnosticar doenças sistêmicas. Se elas existirem, medidas preventivas e de tratamento serão tomadas para eliminá-las antes do dia da operação, pacientes que farão cirurgia com mais de 2 horas de duração, tem indicação para uso de meia anti trombose e sequel . (leia nesse blog sobre Sequel ).


Perfuração dos órgãos durante a lipo

A escolha do profissional que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica assegura consideravelmente o sucesso da cirurgia e a redução a zero ao risco de perfuração dos órgãos.
Entre membros da SBPC é zero. A lipoaspiração é feita apenas na camada de gordura e não há risco de perfuração, desde que o profissional domine a técnica - como é o caso de todos os membros da Sociedade, que passam por uma série de avaliações antes de conseguirem o título.

dicas para o pré operatório:

1. O primeiro passo para dominar o medo de operar é reconhecer que você tem medo. Isso é natural, converse bastante com a equipe médica e não esconda seus receios.

2. Procure obter o máximo de informação possível. "saber o que vai acontecer antes, durante e depois da operação, te deixa psicologicamente mais preparada e menos ansiosa", diz a psicóloga Beatriz Accioly.

3. Converse com pessoas que já fizeram cirurgias plásticas (e de preferência o mesmo procedimento que você deseja fazer) e procure esclarecer suas dúvidas.

4. Consulte-se com um cirurgião competente e em quem confie plenamente. Se possível, peça a recomendação de alguém.

5. Uma vez encontrado o cirurgião, tenha em mente que você vai colocar seu corpo e sua vida nas mãos dele. Você só deve operar se sentir que será bem amparada e confiar na competência do profissional. Não ouça opiniões de pessoas leigas que não conhecem o trabalho do cirurgião plástico.

6. Tenha expectativas realistas quanto o resultado final. Informe-se com o seu médico e procure mais de uma opinião. Converse com os cirurgiões para saber o que esperar e qual o resultado possível.

7. Peça ajuda à equipe do cirurgião plástico, tire dúvidas, converse com todos que trabalham na equipe do médico. O apoio deles é muito positivo e contribui a diminuir a ansiedade.

You Might Also Like

0 comentários