Cicatrização - dicas e cuidados !

terça-feira, setembro 20, 2016

Muitas pessoas não fazem uma cirurgia que têm vontade por medo de ficar com alguma marca ou cicatriz. Orientamos que não existe cirurgia sem cicatriz, entretanto existem cuidados a serem tomados para que essas marcas fiquem quase despercebidas.
O cirurgião plástico esclarece que fatores de pele, a qualidade no acabamento das suturas, o tipo de fio utilizado e os cuidados no pós-operatório interferem na cicatrização. Estudos mundialmente conhecidos comprovam que pessoas da raça negra e asiáticas têm maior propensão a cicatrizes hipertróficas e aos quelóides.
A aparência final da cicatriz de cirurgia plástica depende basicamente de dois fatores: como seu corpo cicatriza e como a cicatriz foi tratada pelo profissional.
Algumas medidas podem melhorar a cicatrização no período pós-operatório:
- uma dieta rica em proteínas;
- respeitar o repouso pós-operatório;
- uso de curativos recomendados (micropore, gaze, etc.);
- uso de protetor solar;
- drenagem linfática, realizada por profissional qualificado para algumas cirurgias, como dermolipectomia e lipoaspiração.

Existem alguns termos referentes a períodos de cicatrização:

A-   “período imediato“ até 30 dias após a realização da cirurgia, há a fase do aspecto onde a cicatriz está muito boa e coloração bem clara;
B-   “período mediato” de 30 dias a 1 ano, nessa fase a cicatriz fica um pouco avermelhada chegando às vezes até a cor marrom que vai clarear aos poucos. Esta a pior fase da cicatrização, e a fase que mais preocupa a paciente;
C-   “período tardio” – de 1 ano até 1 ano e meio após, nessa fase a cicatriz vai atingindo o seu aspecto definitivo ficando cada vez mais fina e clara, algumas vezes tornando-se imperceptíveis.

Pode ocorrer um leve incômodo durante a drenagem, com acúmulo de líquidos ou hematomas, mas normalmente a drenagem não é pra doer. Ela é suave, não é massagem modeladora forte.
Geralmente, a cicatriz torna-se menos notável com o passar do tempo.

Isso é um processo natural de evolução da cicatriz.

You Might Also Like

0 comentários