Cirurgia Plástica na Adolescência

segunda-feira, maio 15, 2017

A cirurgia plástica tem um papel importante na sociedade atual, proporcionando melhora na qualidade de vida de muitas pessoas. A correção estética promove um aumento da auto-estima, é benéfica para a integração do indivíduo na sociedade.
Por este motivo, muitos adolescentes vêm adotando a prática nos últimos tempos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em apenas nove anos o número de plásticas realizadas entre garotas de 15 a 18 anos aumento 1.000%. As plásticas para corrigir imperfeições na orelha e nariz são as mais pedidas, seguidas de perto pelo aumento e diminuição de mamas e a lipoaspiração. 
Indicações e riscos
Na opinião dos profissionais da área, o adolescente precisa ter estrutura para lidar com a mudança e não recomendam cirurgias em menores de 15 anos. 


Momento cronológico ideal

Orelhas em abano: neste caso, a escolha começa bem cedo. A partir das 7 anos elas estão com a estrutura formada e com o tamanho próximo daquele que terão na fase adulta. Cabe aos pais avaliarem a necessidade da criança, pois é comum a rejeição por parte dos amiguinhos por conta de piadas 

Nariz: a partir dos 15 anos, quando a formação de ossos e cartilagens nasais está completa. A cirurgia de nariz também pode ser feita em qualquer idade da vida (após a mínima já mencionada), como recurso para rejuvenescer, quando é levantada a ponta do nariz caído.

Ginecomastia (correção das mamas masculinas): geralmente com 18 anos o jovem pode recorrer à cirurgia, quando as mamas estão totalmente desenvolvidas. Para um bom resultado, é imprescindível que o paciente esteja em seu peso ideal e muito seguro a respeito da opção.

Lipoaspiração: existem muitas controvérsias. Alguns médicos consideram que a partir dos 15 anos já é possível realizar o procedimento. É importante observar que o método não emagrece e a pessoa não deve estar mais do que 25% acima do peso ou ter flacidez excessiva na região.
Aumento das mamas: a partir dos 16 anos a formação da mama está completa. Alguns cirurgiões consideram cedo, devido à paciente não estar psicologicamente amadurecida.

You Might Also Like

0 comentários