Algumas dúvidas comuns sobre o Botox:

segunda-feira, maio 31, 2010


BOTOX


TOXINA BOTULÍNICA (Botox® ou Dysport® )

Utilizada enormemente em todo o mundo, tornou-se uma grande aliada contra o envelhecimento causado pelas rugas de expressão, ou rugas dinâmicas daquelas pessoas que apresentam mímica muito expressiva.

A toxina age bloqueando a transmissão do impulso neuromuscular que leva à contração e às rugas.

Isso faz com que durante 3 a 4 meses a musculatura não se mova, dando tempo para a redução das linhas cutâneas que se mostram ausentes ou reduzidas. O efeito cessa totalmente em 6 meses, quando mesmo com a redução das linhas preconizam-se novas injeções com a finalidade de "atrofiar" os músculos indesejáveis causadores das rugas faciais.

Acredita-se que a repetição periódica desse procedimento seja útil para evitar o envelhecimento. Esse é um tratamento compatível com os preenchedores, peelings e também com a própria cirurgia plástica da face, uma vez que mesmo ela não reduz rugas de expressão.

É realizado em consultório, em cerca de 30 minutos, sob ação de creme anestésico que reduz a sensibilidade da pele.

Algumas dúvidas comuns sobre o Botox:

BOTOX é um medicamento ?
Não, ele é a marca comercial de um medicamento chamado toxina botulínica. Além dessa existe outra marca menos conhecida pelos consumidores chamada DYSPORTâ.

Ele preenche as rugas ?
Não, essa confusão tem sido feita, pelo uso cada vez mais freqüente dos géis preenchedores (RESTYLANE, PERLANE e AQUAMID) que, realmente, elevam os sulcos e rugas mais finas.

O modo de ação da Toxina Botulínica é a inibição da contração muscular de certos músculos faciais responsáveis pelo surgimento das rugas dinâmicas (aquelas que aparecem com a mímica facial). Como esses grupos musculares deixam de se contrair ocorre a distensão da pele e a atenuação das rugas.

O efeito cessa em 6 meses?
Sim, a grande maioria dos pacientes não apresenta sinais de relaxamento muscular por essa toxina após esse período. Há variações de sensibilidade individual que faz com que esse período varie entre quatro e oito meses.

Uma vez passado o efeito, tudo volta a ser como antes? Perde-se o efeito de rejuvenescimento?
Não, absolutamente. É importante que se entenda que a pele melhora gradualmente, pela ausência da movimentação muscular. Esse "descanso" vai fazendo com as rugas se atenuem e que haja um "preenchimento natural" pelo próprio organismo, que vai se reorganizando. Nas pessoas que ainda não têm rugas profundas, o efeito do tratamento com toxina botulínica sobre a pele tem durado por até mais de um ano. Isso não ocorre nas pessoas mais velhas que já apresentam rugas definidas de expressão e uma flacidez tecidual muito grande. Nesses casos são necessárias sessões mais freqüentes e tratamentos complementares, como: laser, preenchimentos e peelings.

Como algumas pessoas ficam melhores do que outras após o tratamento?
Existem variações muito grandes na mímica facial de cada indivíduo. Cabe ao dermatologista a correta marcação dos pontos ideais que causarão o efeito desejado. Essa é a fase mais importante; o planejamento do tratamento. Não existe uma aplicação igual à outra, cada paciente tem sua aplicação personalizada.

E quanto às promoções de preços custos? Podemos esperar por preços mais baixos?
Olhe, nessa área não há milagres. O custo da aplicação está diretamente ligado ao dólar e à quantidade de medicamento a ser aplicada pelo profissional. Hoje temos introduzido novas técnicas de uso e as quantidades aplicadas são cada vez maiores. Fronte, pálpebras, queixo, mandíbula, pescoço e elevação da ponta nasal são áreas tratadas hoje em dia. Isso fez com que o preço tenha inclusive subido. É fácil concluir, portanto, que preços muito baixos não deverão trazer os bons resultados esperados.

You Might Also Like

0 comentários