Saiba mais sobre a Queloide

terça-feira, janeiro 29, 2013




Para quem passa por uma cirurgia, seja ela qual for com certeza a queloide  representa perigo, pois embora seja um caso especial de cicatriz, inofensiva e não contagiosa, pode vir a se tornar um problema estético bastante sério.

A queloide caracteriza-se por lesões fibroelásticas com colorações variantes, podendo ser avermelhada, rosada ou escura, por se formar por dentro dos tecidos, o colágeno tende a deixar a cicatriz muito mais grossa e maior, geralmente em alto relevo, acompanhando em alguns casos dor ou coceira, portanto a queloide nada mais é que uma cicatriz que se forma além da superfície da pele. Embora seja comum a formação da queloide em lesões cirúrgicas, ela também pode ocorrer espontaneamente em locais de piercing, como orelhas, sobrancelhas, entre outros e na pele lesionada por doenças como a varicela ou acne.
Importante frisar que a queloide não regride e mesmo quando removida cirurgicamente pode voltar a se formar. A queloide ocorre em ambos os sexos, porém a incidência maior está entre os jovens e principalmente do sexo feminino, devido a maior frequência no uso de brincos e demais acessórios.
Existem algumas outras cicatrizes que são confundidas com a queloide, pois esteticamente falando prejudicam tanto quanto, uma delas é a HIPERTRÓFICA que até se assemelha a queloide, porém é menos intensa e regride sozinha. Outras são aquelas com aparência alargadas ou retraídas que embora até apresentem relevo não são tão altas quanto à queloide.
Tratamentos:
Para a queloide existem alguns tratamento a base de cremes e placas de silicone que visam à redução da produção do colágeno, evitando que este invada a pele, ultrapassando os limites da lesão, porém é recomendado apenas quando a formação da queloide não se encontra em um grau muito alto de relevo, quando ela já se encontra nessa formação a indicação são as injeções de corticoide que tendem a paralisar ou minimizar o crescimento.
Já para os casos em que a queloide está completamente desenvolvida, a cirurgia é a única opção, ela remove, porém inicia-se um novo processo de cicatrização, caso não haja algum tratamento poderá se formar uma nova queloide, sendo a única vantagem da remoção através de método cirúrgico poder controlar uma nova formação através de cremes. Para reduzir às chances de uma nova formação a injeção de corticoide, aplicada na borda da ferida retirada, pode ser uma boa alternativa quando somada a outros tratamentos em conjunto.
Os tratamentos a base de laser ainda não são indicados, visto estarem em fase de desenvolvimento por não apresentarem resultados eficazes no combate a queloide.
Atualmente a betaterapia é considerado o método mais eficaz no combate a queloide, trata-se de um tipo de radioterapia aplicada à pele que reduz a atividade da célula responsável pela produção de colágeno, geralmente são preciso dez sessões e seu procedimento inicia-se no dia seguinte após a cirurgia.
Embora haja vários métodos de tratamento contra a formação da queloide, nem todos garantem um bom resultado e redução completa, em alguns casos a queloide pode retornar, porém dependendo de cada caso, as técnicas de tratamento quando associadas apresentam um resultado bem satisfatório, aumentando inclusive as chances de cura.

Fonte: Mundo mulheres

You Might Also Like

0 comentários