Cicatrizes no pós operatório!

terça-feira, julho 27, 2010

A cicatriz surge com o processo natural de cura de ferimentos na pele chamado cicatrização. A ferida pode ser de corrente de um acidente doença ou cirurgia. Quanto maior for o tamanho e a duração da ferida, maior será a cicatriz. A pele jovem, comparada com a pele do idoso, tende a determinar cicatrizes mais evidentes, isto é, maiores e mais espessas. Tipicamente, a cicatriz torna-se menos notável com o passar do tempo.


Muitas cicatrizes inicialmente inestéticas tornam-se aceitáveis após três meses ou mais. O aspecto da cicatriz dependerá da sua localização, cor, textura, comprimento, largura e profundidade. Alguns locais do corpo caracteristicamente apresentam forte tendência em formar cicatrizes mais evidentes e inestéticas.
 Nas áreas de constante movimento uma cicatriz inicialmente bem conduzida pode se tornar larga, como ocorre no ombro, braços, pernas e costas.

Não podemos omitir que toda cirurgia ou intervenção deixa uma cicatriz e precisamos ter consciência de que cada corpo reage de uma forma, portanto a cirurgia de sua amiga, os resultados, necessariamente não devem ser parâmetros para o resultado de sua cirurgia plástica. É IMPORTANTE SABER QUE CADA CORPO É ÚNICO. Não há como prever como ficará a cicatriz após a cirurgia. Isso, porque o mesmo paciente pode apresentar cicatrizes patológicas em algumas partes do corpo e, em outras não.

  • Cicatrizes vermelhas, escuras ou elevadas são conhecidas como hipertróficas e quelóides.
  • Cicatrizes hipertróficas são do tamanho do ferimento e são causadas por queimaduras, tensão na pele, ou reação da pele na hora do ferimento. Crianças são mais sujeitas às cicatrizes hipertróficas.
  • Quelóides tendem a continuar crescendo até quando o ferimento cicatriza. São mais comuns em pessoas com tipos de pele escura, entre 10 e 30 anos, vítimas de queimaduras.
Cuidados antes e depois

Precisamos salientar que a recuperação depende tanto do médico quanto da conduta do paciente. O médico tem de ter o máximo cuidado ao tratar da cicatriz, desde a localização da mesma - que, preferencialmente, devem estar camufladas ou escondidas - passando pela tensão dos tecidos .



Mas lembre-se, como paciente, é preciso se resguardar no pós operatório, obedecer o período de repouso indicado pelo seu cirurgião plástico, não fazer grandes esforços físicos e principalmente não se expor aos raios solares; esses cuidados são fundamentais para a qualidade da cicatriz, principalmente se for a parte do corpo de grande movimentação, como braços e pernas.



O cirurgião afirma que o processo cicatricial independe da idade ou do sexo, embora em crianças de 4 ou 5 anos - que por vezes precisam passar por cirurgias reparadoras - observa-se que a cicatriz praticamente desaparece com o tempo.



Após mais ou menos um ano, já é possível ver como ficará a cicatriz. Portanto, pode-se indicar o tratamento para as cicatrizes patológicas, caso haja necessidade de reparação.

Existem hoje no mercado, alguns produtos que protegem o atrito entre a cicatriz e a malha cirúrgica, esses  cuidados devem ser realizados após indicação do seu médico, pode-se fazer compressão suave sobre a cicatriz utilizando placas adesivas de silicone ou mesmo , massagem, hidratação e uso sempre de protetor solar.

Procure mais orientação em sua avaliação médica, mas fique tranqüila, o resultado da cirurgia plástica bem realizada, sempre encanta as pacientes, mesmo deixando mínimas cicatrizes.

You Might Also Like

0 comentários