TOXINA BOTULÍNICA (Botox® ou Dysport® )

quinta-feira, agosto 19, 2010

Utlizada enormemente em todo o mundo, tornou-se uma grande aliada contra o envelhecimento causado pelas rugas de expressão, ou rugas dinâmicas daquelas pessoas que apresentam mímica muito expressiva.

A toxina age bloqueando a transmissão do impulso neuromuscular que leva à contração e às rugas.


Isso faz com que durante 3 a 4 meses a musculatura não se mova, dando tempo para a redução das linhas cutâneas que se mostram ausentes ou reduzidas. O efeito cessa totalmente em 6 meses, quando mesmo com a redução das linhas preconizam-se novas injeções com a finalidade de "atrofiar" os músculos indesejáveis causadores das rugas faciais.

Acredita-se que a repetição periódica desse procedimento seja útil para evitar o envelhecimento. Esse é um tratamento compatível com os preenchedores, peelings e também com a própria cirurgia plástica da face, uma vez que mesmo ela não reduz rugas de expressão.

É realizado em consultório, em cerca de 30 minutos, sob ação de creme anestésico que reduz a sensibilidade da pele.

BOTOX é um medicamento ? -Não, ele é a marca comercial de um medicamento chamado toxina botulínica. Além dessa existe outra marca menos conhecida pelos consumidores chamada DYSPORTâ.

Ele preenche as rugas ?Não, essa confusão tem sido feita, pelo uso cada vez mais freqüente dos géis preenchedores (RESTYLANE, PERLANE e AQUAMID) que, realmente, elevam os sulcos e rugas mais finas.

O modo de ação da Toxina Botulínica é a inibição da contração muscular de certos músculos faciais responsáveis pelo surgimento das rugas dinâmicas (aquelas que aparecem com a mímica facial). Como esses grupos musculares deixam de se contrair ocorre a distensão da pele e a atenuação das rugas.

O efeito cessa em 6 meses? - Sim, a grande maioria dos pacientes não apresenta sinais de relaxamento muscular por essa toxina após esse período. Há variações de sensibilidade individual que faz com que esse período varie entre quatro e oito meses.



Uma vez passado o efeito, tudo volta a ser como antes? Perde-se o efeito de rejuvenescimento?- Não, absolutamente. É importante que se entenda que a pele melhora gradualmente, pela ausência da movimentação muscular. Esse "descanso" vai fazendo com as rugas se atenuem e que haja um "preenchimento natural" pelo próprio organismo, que vai se reorganizando. Nas pessoas que ainda não têm rugas profundas, o efeito do tratamento com toxina botulínica sobre a pele tem durado por até mais de um ano. Isso não ocorre nas pessoas mais velhas que já apresentam rugas definidas de expressão e uma flacidez tecidual muito grande. Nesses casos são necessárias sessões mais freqüentes e tratamentos complementares, como: laser, preenchimentos e peelings.



E quanto às promoções de preços custos? Podemos esperar por preços mais baixos?-
Olhe, nessa área não há milagres. O custo da aplicação está diretamente ligado ao dólar e à quantidade de medicamento a ser aplicada pelo profissional. Hoje temos introduzido novas técnicas de uso e as quantidades aplicadas são cada vez maiores. Fronte, pálpebras, queixo, mandíbula, pescoço e elevação da ponta nasal são áreas tratadas hoje em dia. Isso fez com que o preço tenha inclusive subido. É fácil concluir, portanto, que preços muito baixos não deverão trazer os bons resultados esperados.

You Might Also Like

0 comentários