Cuidados no pós operatório!

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Curativos

Os curativos deverão ser tirados, por volta do terceiro dia da cirurgia, geralmente é quando você estará indo para o banho, porém nada de molhar para retirar, pois o micropore deve ser retirado seco, quando molhado, vira uma cola que pode causar irritações na pele.

Banho

O banho é fundamental e necessário para o perfeito restabelecimento do paciente, porém você só deverá ir para o banho quando estiver se sentindo em condições, sem tonturas ou sensação de desmaio. E procure tomar banho sentada, pois poderá sentir tontura se ficar muito tempo em pé. Quando deitada, para levantar, fique sentada por 10 minutos antes de se levantar.

Usar sabonete anti-bacteriano do tipo, SOAPEX ou PROTEX liquido, lavar bem em cima dos pontos, cicatrizes, e umbigo, que deverão estar sempre limpos e secos.

O micropore não precisa ser trocado todo dia, porém deverá estar sempre seco, use uma toalha ou secador frio. Se apresentar secreção retire o micropore. Entre em contato com o cirurgião.
Não esqueça de hidratar bem seu corpo após o banho, pois a pele fica com aspecto seco após a cirurgia.

Medicação

A medicação prescrita pelo seu Cirurgião deverá ser cumprida na íntegra, pois ela te ajudará na sua total recuperação e melhora, pois se trata de cicatrizantes, anti-inflamatórios e analgésicos, para evitar enjôos,dores de estômago, sempre se alimente antes de tomá-la, em hipóse alguma interrompa o uso, consulte o médico antes.

Alimentação Após a Cirurgia

É fundamental alimentar-se bem após cirurgia, principalmente porque durante cirurgia perdemos muitos componentes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo como, vitaminas, proteínas, sais minerais, ferro e potássio, portanto nada de regime agora. Procure comer a cada 2 horas mesmo que não tenha fome, esforce-se para se recuperar o quanto antes.

Tome muito líquido, inclusive Gatorade, água de côco, água, suco de laranja com beterraba e cenoura. Coma muita carne inclusive fígado se gostar por causa do ferro. E bastante legumes verdes escuro como brócolis, espinafre, couve, agrião.

Lembre-se seu organismo está debilitado, precisa repor o que perdeu.

Portanto descanse bastante e alimente-se bem. Sua recuperação é essencial, e estes procedimentos serão fundamentais para sua recuperação. Algumas pessoas tem tosse após a cirurgia, isto é relativamente normal, mas é necessário comprimir o abdômem, com um travesseiro para tossir ou espirrar sem comprometer o resultado da cirurgia.

Cicatriz

A cicatriz tem um período de amadurecimento, sendo assim, até o Terceiro mês ela ficará escura.

Do terceiro ao sexto mês a cicatriz estará clareando, e por fim, do sexto ao décimo segundo mês a cicatriz já estará imperceptível. Para isso é necessário evitar exposição ao sol até o sexto mês pós-cirurgia, e quando não puder evitar o sol, deve-se utilizar protetor solar com Fator de proteção acima de 30 ou 40 (FPS), na região das cicatrizes e principalmente no umbigo.

Cintas

A cinta cirúrgica é obrigatória, o uso no primeiro mês deverá ser de 24 horas só tirando para tomar banho, a partir do segundo mês o uso será de 12 horas ou a critério do Cirurgião. O mesmo vale para os sutiãs, é importante usar para dormir, pois ajuda na sustentação, e a manter o resultado conseguido na cirurgia.

Drenagens

A Drenagem é fundamental para o bom funcionamento do nosso sistema linfático que fica comprometido após a cirurgia, por haver sido cortado. A drenagem ajuda-o voltar a funcionar rápido e normalmente evitando, inchaços e retensões de líquido. E a quantidade das sessões de drenagens também é determinada pelo Cirurgião de acordo com o quadro do paciente. Inicialmente são dez sessões.

Atividade Física

Nada de atividade no primeiro mês, somente após 30 dias poderá começaar a fazer caminhada e com 90 dias atividades de baixo impacto, somente com autorização do Cirurgião para começar a levantar ou pegar peso e atividade de grande impacto.

Cuidados com o Sol

Somente após 60 dias com o uso do protetor solar sobre a cicatriz.

Retornos com o Cirurgião

Isto também é definido pelo seu médico, o primeiro retorno varia sempre de 5 a 10 dias da cirurgia, o segundo 15 a 20 dias e os próximos, ficará a critério do médico de acordo com suas necessidades

You Might Also Like

0 comentários