DRENAGEM NO PÓS OPERATÓRIO

quarta-feira, março 23, 2011


A drenagem linfática manual no pós operatório auxilia na eliminação de toxinas do organismo decorrentes da cirurgia, melhora a circulação sanguínea, reduzindo edemas e hematomas, melhora a textura da pele, previne aparição de fibroses, acelera o reparo tecidual, melhora a postura pós cirurgia e reduz dores.

A drenagem linfática manual é a mais recomendada nas pós-cirurgias estéticas, como lipoaspiração e lipoescultura, acelerando a recuperação pós-operatória, evitando fibrose e possíveis edemas.


O emprego da drenagem linfática manual – antes e depois da cirurgia – sempre ajudará a conseguir melhores resultados. Por isso, tanto os cirurgiões quanto os fisioterapeutas estéticos recomendam o tratamento como coadjuvante nas cirurgias estéticas.

No período pré-cirúrgico, a drenagem ajuda a ativar a circulação linfática da zona que vai ser operada, especialmente quando o paciente apresenta uma circulação lenta. Na recuperação pós-cirúrgica, a técnica é empregada de forma suave para drenar edemas, favorecer e agilizar a regeneração e reparação da pele e de outros tecidos afetados.
É importante lembrar que a drenagem linfática deve ser praticada por profissionais especializados. Se o local onde o tratamento é aplicado ficar inchado ou dolorido, é sinal de que a drenagem não está sendo aplicada de maneira correta.



A Linfa
O que é o líquido linfático? A linfa, líquido entre as células apresenta uma composição semelhante a do plasma sanguíneo, porém não possui as células sanguíneas. A linfa é composta por uma combinação de proteínas, uréia, linfócitos e sais minerais .

Como Funciona:
O método traz vários benefícios ao organismo além de ser um grande aliado nos tratamentos estéticos, principalmente contra a celulite e a gordura localizada. Também, pode ser empregada no combate ao estresse e ao cansaço em geral. .

A drenagem linfática manual é um método fisioterapêutico de massagem especializada, realizado através de pressões com os dedos ou com as mãos, de forma suave, lenta e relaxante. Em moda atualmente, o método é a ativação manual da drenagem de líquido intersticial através de fendas ou aberturas microscópicas nos tecidos (canais pré-linfáticos) e de linfa através dos vasos linfáticos.

O uso da técnica requer conhecimentos dos aspectos teóricos do método, bem como das manipulações práticas que não devem ser confundidas com a massagem convencional. O sistema linfático é lento e filtra de um a dois litros de líquido por dia.
Não deixe de usar a cinta pós operatória, siga as orientações médicas para que o sucesso de sua plástica seja fundamental.

You Might Also Like

0 comentários