ABORDAGENS TERAPÊUTICAS = “tratamentos de choque” contra a celulite!

segunda-feira, março 07, 2011

Um desses “tratamentos de choque” é a subcisão. ... A subcisão é trabalhosa porque tem que ser feita em cada furinho provocado pela celulite..leia mais abaixo...

Volto a falar sobre o termo "celulite" que foi inicialmente utilizado na década de 20, havendo, entretanto, controvérsia quanto à utilização do mesmo, em virtude de não se encontrar infiltrado inflamatório nas observações histopatológicas. A denominação fibro-edema gelóide tem-se demonstrado como o conceito mais adequado para descrever o quadro historicamente conhecido e erroneamente denominado de celulite.
De maneira geral pode-se delinear uma etiologia (origem) para o fibro-edema gelóide, enumerando e subdividindo os fatores que provavelmente desencadeiam o processo em três classes:

1 - Fatores Predisponentes:
Estes fatores podem predispor o fibro-edema gelóide. Somando-se um destes fatores a outros, aumentamos a probabilidade da instalação da mesma;
  • Genéticos
  • Idade
  •  Sexo
  • Desequilíbrio hormonal

2 - Fatores Determinantes
Estes fatores estabelecem que uma pessoa do sexo feminino, fumante, com maus hábitos alimentares e ainda com um desequilíbrio hormonal, será alvo de fácil acesso para as infiltrações teciduais. Neste contexto pode-se citar:

 Estresse, fumo, sedentarismo
  1. Desequilíbrios glandulares
  2. Perturbações metabólicas do organismo em geral (diabetes)
  3. Maus hábitos alimentares
  4. Disfunção hepática
  5. Localizações Preferenciais 

A fibro-edema gelóide pode atingir qualquer parte do corpo, exceto as palmas das mãos, as plantas dos pés e o couro cabeludo. São atingidas com maior freqüência a porção superior das coxas, interna e externamente, a porção interna dos joelhos, região abdominal, região glútea e porção superior dos braços, ântero e posteriormente.

Estágios do Fibro Edema Gelóide
Fibro Edema Gelóide Brando ( Grau 1):  É aquele que somente é percebido pela compressão do tecido entre os dedos ou da contração muscular voluntária. Nesta fase, o fibro edema gelóide ainda não é visível somente à inspeção, e não há alteração da sensibilidade à dor.

Fibro Edema Gelóide Moderado ( Grau 2):  As depressões são visíveis mesmo sem a compressão dos tecidos, sujeitas, portanto, a ficarem ainda mais aparentes mediante a compressão dos mesmos, já havendo alteração da sensibilidade.

Fibro Edema Gelóide Grave ( Grau 3):  O acometimento tecidual pode ser observado quando o indivíduo estiver em qualquer posição. A pele fica enrugada e flácida. A sensibilidade à dor está aumentada e as fibras do conjuntivo estão quase totalmente danificadas, sendo considerado incurável mas passível de melhora.

 



ABORDAGENS TERAPÊUTICAS

O tratamento do fibro-edema gelóide envolve diversos profissionais, sendo que existe uma gama de tratamentos e recursos que, quando perfeitamente integrados, proporcionam bons resultados.
Sabemos que o principal fator na obtenção de um bom resultado terapêutico é o correto diagnóstico aliado à escolha do melhor recurso para a terapia em questão.

 
Tratamento Cirúrgico: - A subcisão é outra técnica cirúrgica utilizada no tratamento das depressões do relevo cutâneo. O procedimento pode ser executado em nível ambulatorial, com anestesia tópica, em seguida é inserido um estilete especial do tipo agulha, que é movimentado em forma de leque, seccionando os septos fibrosos, até que os mesmos deslizem livremente pelo tecido. Um hematoma será formado, onde é feita uma compressão forte por 5 minutos. O uso de malha compressiva na região operada, por um período de 10 a 30 dias, é de grande importância.

As etapas da reabilitação pós cirúrgica são:
  • Drenagem linfática  
  • Gelo nas primeiras 24 horas
  • Ultra-som após 24horas
  • Massagem de fricção e/ou amassamento circular suave (prevenção de aderências)

Terapia Nutricional: - O tratamento envolve uma dieta alimentar hipocalórica, no caso de obesidade simultânea, ou apenas para uma educação alimentar, orientada por profissional competente.
Endermologia - O método de origem francesa também denominado "palper roler" (palpar e rolar) produz uma mobilização profunda da pele e tela subcutânea, permitindo um incremento na circulação sanguínea superficial.
As manobras devem ser executadas no sentido das fibras musculares e linhas de tensão da pele, a fim de evitar flacidez tecidual. Tanto a vacuoterapia isolada quanto a associação com o rolamento podem ser benéficas nas seqüelas cirúrgicas do fibro-edema gelóide, como por exemplo, a fibrose pós-lipoaspiração ou subcisão.
Ultra-Som: - O uso do ultra-som no tratamento do fibro-edema gelóide está vinculado aos seus efeitos fisiológicos associados à sua capacidade de veiculação de substâncias através da pele. Ocorre um aumento da circulação, rearranjo e aumento da extensibilidade das fibras colágenas.
Também constatou-se um acentuado aumento da permeabilidade das membranas biológicas, sendo o principal fator que torna possível a penetração de fármacos no organismo.

Pressoterapia: - Indicado para edemas veno-linfáticos e prevenção de transtornos varicosos. Melhora a circulação de retorno e funciona muito bem nos tratamentos de celulite. É feito com o auxílio de botas que, pelas pressões seqüenciais, aumentam o bombeamento do sangue.

Massagem: - A massagem não representa mais que um coadjuvante, na verdade essencial, no tratamento do fibro-edema gelóide, não devendo ser utilizada como recurso terapêutico único e completo. Promove analgesia e incremento na circulação sanguínea e linfática. Ela deve ser executada de forma intermitente, suave e superficial.A massagem de Drenagem Linfática é de grande valia no tratamento do fibro-edema gelóide, diante do quadro de estase sanguínea e linfática. A massagem vigorosa deve ser vista com desconfiança, pois durante sua execução ocorre a ruptura de vênulas e arteríolas da hipoderme formando equimoses dolorosas provenientes da pressão excessiva das manobras.


 Quem está adiando mudanças em seu estilo de vida deve ter em mente que nunca é tarde demais para começar. Vejo isso diariamente no dia a dia em meu trabalho, seja em procedimentos na própria unidade ou nas lipoaspirações ou Lipoescultura nos centros cirúrgicos dos grandes Hospitais.

O que posso afirmar e que a técnica de subcisão de celulite tem um ótimo resultado.



 


Procure-nos para uma avaliação, você certamente encontrará profissionais habilitados e tecnologia para o seu tratamento. http://www.perfecttaplastica.com.br/ ou contato -dr Edson Prata Jr


You Might Also Like

0 comentários