Xö...o grande tormento de algumas mulheres... Celulite...

segunda-feira, março 07, 2011

Predisposição Genética Familiar

Vamos falar um pouco sobre a Celulite ...saiba que ela não é uma doença, e sim uma característica do sexo feminino, infelizmente. A Celulite está para a mulher, assim como a calvície está para o homem. São características de gênero, associadas ao Hormônio.
Assim como o hormônio masculino e as características genéticas determinam a calvície, os hormônios femininos e as características genéticas determinam a Celulite, não de maneira tão intensa, porque vai sofrer mais a influência do ambiente e do tipo de vida, mas também a genética está presente.

A herança genética é muito importante na Celulite e tem que ser levada em conta. Podem-se herdar diferentes tipos de fatores que predispõe a ela. (produção de hormônios, tipo constitucional e até hábitos alimentares), mas isso não significa que se vai obrigatoriamente desenvolver o problema se alguém da família tem. Vamos supor que duas irmãs gêmeas idênticas, com predisposição genética para Celulite, sejam criadas por famílias diferentes. Uma família se preocupa em manter uma alimentação saudável e em fazer exercícios físicos regulares. A outra não dá importância para esses cuidados. A primeira gêmea tem probabilidade muito menor de desenvolver Celulite. Uma pessoa com tendência hereditária para desenvolver Celulite, que tenha vida sedentária e hábitos alimentares descuidados pode ter até mais Celulite do que outra com tendência maior, mas que se cuida.

Fatores Hormonais

Os hormônios femininos são os principais causadores de Celulite. Alterações da produção, uso de medicamentos com estes hormônios, desequilíbrio entre estrógeno e progesterona, hormônios das glândulas supra-renais, podem desencadear ou agravar a Celulite por vários mecanismos. Eles interferem no metabolismo das gorduras, na circulação linfática e venosa, facilitam a retenção de água e sal e, além disso, coordenam a deposição de gordura no abdome, quadril e coxas para dar ao seu corpo o aspecto feminino. Existe uma tendência, na mulher, a haver maior deposição de gorduras nas regiões do corpo onde a Celulite é mais freqüente. Mesmo pessoas com pouca quantidade de gordura total podem concentrá-las nessas regiões. Quando a mulher engorda, grande parcela vai para estas áreas, e, ainda pior, se engordar rapidamente a deposição é irregular e desordenada facilitando a formação de nódulos de Celulite. Ao emagrecer, os hormônios femininos dificultam a retirada de gorduras dessas áreas. Por essa razão muitas pessoas quando emagrecem perdem peso nos braços, rosto, tórax, pernas e músculos, mas não nas áreas de Celulite.
Os tratamentos com lipolíticos e mesoterapia  (mesoterapia (me-so-te-ra-pi-a) s. f.  Procedimento terapêutico que consiste em injeções de doses mínimas de medicamento feitas com agulhas muito finas, o mais próximo possível do local da dor ou da doença. )  visam mobilizar as gorduras destas áreas específicas para que possam ser utilizadas como fonte de energia e consumidas. Mesmo pequenos distúrbios dessa complexa relação entre os hormônios sempre resultam em piora da Celulite. Se uma mulher tem Celulite, não significa sempre, que tenha desequilíbrio hormonal, porque, mesmo os hormônios femininos perfeitamente equilibrados podem provocar Celulite, quase como uma característica feminina secundária. Isto ocorre, porque as células gordurosas dessa pessoa têm uma sensibilidade aumentada aos hormônios, provocando então a deposição de gordura e a formação de Celulite.



Má Alimentação

Comer mais que o necessário, assim como dietas ricas em gorduras ou carboidratos ou maus hábitos alimentares aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a Celulite. Tomar pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular (as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz um lixo- resíduo tóxico- que precisa ser retirado constantemente).



Vida Sedentária

A falta de exercícios físicos diminui muito o consumo de energia pelo corpo o que facilita as sobras alimentares que serão transformadas em gordura. Além disso, as células perdem a capacidade de produzir energia levando o organismo todo à ser mais apático, devagar. A “vida de antigamente” não tinha as facilidades que existem hoje como transporte fácil, eletrodomésticos, água encanada, etc. Uma mulher há não muitos anos atrás tinha afazeres domésticos que forçavam muito mais exercícios do que hoje, como tirar água do poço, ou andar para fazer suas obrigações, por exemplo. As facilidades modernas tornam obrigatória a realização de alguma atividade física extra para evitar o sedentarismo que é muito prejudicial para a saúde como um todo e não só para a harmonia corporal.



Pensem nisso  meninas, tudo que comemos reflete no nosso corpo. Facam exercicios, bebam muita agua e leia a minha postagem   SOMOS O QUE COMEMOS!
 

 Lembre-se...o que mais funciona contra a celulite é o mais difícil:
combinar alimentação certinha, atividade física e cuidados com a pele.





 
 

You Might Also Like

0 comentários