LIPOENXERTIA
Lipoenxertia nos Membros
A lipoenxertia pode ser usada para corrigir alterações de contorno dos membros, assim como para aumento de volume. É uma opção para quem não está disposto a colocar uma prótese de coxas e/ou panturrilhas, e também para pacientes que necessitam de pequenas correções. Também pode ser usada em pacientes que apresentam seqüelas de lipoaspiração, onde ocorrem depressões (áreas mais profundas), ou qualquer outra irregularidade que possa ser reparada com um preenchimento.
A região mais comumente lipoenxertada é o glúteo ( para aumento de volume ) e as coxas ( para alterações de contorno ).
Existe reabsorção da gordura, em percentuias que variam muito, mas quando a técnica é bem aplicada, apresenta resultados agradáveis e duradouros.
Lipoenxertia nos Membros
A lipoenxertia pode ser usada para corrigir alterações de contorno dos membros, assim como para aumento de volume. É uma opção para quem não está disposto a colocar uma prótese de coxas e/ou panturrilhas, e também para pacientes que necessitam de pequenas correções. Também pode ser usada em pacientes que apresentam seqüelas de lipoaspiração, onde ocorrem depressões (áreas mais profundas), ou qualquer outra irregularidade que possa ser reparada com um preenchimento.
A região mais comumente lipoenxertada é o glúteo ( para aumento de volume ) e as coxas ( para alterações de contorno ).
Existe reabsorção da gordura, em percentuias que variam muito, mas quando a técnica é bem aplicada, apresenta resultados agradáveis e duradouros.
Existe uma certa confusão entre os termos: LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA. Geralmente são conceituais e pode-se dizer que trata-se de mesma conduta. A Lipoaspiração é o recurso utilizado para a confecção da Lipoescultura (independentemente se realizada somente a retirada da gordura ou a sua reintrodução em outras áreas) .
Vários termos envolvem a "lipo":
Lipoaspiração: Aspiração de gordura
"Mini-Lipo": Termo leigo, consagrado pelo uso. Refere-se a lipoaspiração sob anestesia local de pequenas áreas do corpo
Lipoenxertia: Realizada após a lipoaspiração, introduzindo-se gordura em outros locais do corpo. As áreas mais comumente enxertadas são face, glúteos e membros inferiores.
Lipoescultura: associação de lipoaspiração e lipoenxertia, ou apenas lipoaspiração.
Lipoaspiração seca: lipoaspiração sem infiltração de líquidos na gordura, pouco utilizada
Hidro-Lipoaspiração: Lipoaspiração com infiltração de líquidos na gordura, visando reduzir o sangramento e o trauma cirúrgico
Vibro-Lipoaspiração: Lipoaspiração com auxilio de vibrolipoaspirador, um aparelhos que produz vibração na cânula para facilitar a retirada de gordura.
Lipoaspiração Ultrassônica: Lipoaspiração com auxilia de ultra-som, que quebra as células gordurosas. É um método de pré-tratamento de depósitos de gordura semelhante a lipoaspiração, porém com uma diferença: para retirar esse excesso de gordura utiliza-se ondas sonoras emitidas por uma máquina de ultrassonografia que são transmitidas através de cânulas mais finas que as convencionais e o aquecimento promove a fragmentação, a implosão das células de gordura, destruindo a membrana liberando seu conteúdo gorduroso, que é aspirado imediatamente por meio de técnicas tradicionais de lipoaspiração.
Lipoaspiração a Laser ( Laserlipólise ): O laser é passado previamente na região a ser operada, e provoca alterações no tecido gorduroso que facilita a retirada da gordura e o pós operatório. Uma das principais razões para que o Laser seja utilizado na lipoaspiração é a coagulação. Com o Laser, os vasos sangüíneos e linfáticos - responsáveis pelos inchaços e edemas - são coagulados e isso diminui tanto a dor quanto o sangramento e o inchaço. Dessa forma, temos a vantagem de realizar o procedimento em um campo com menos sangue permitindo que se possa ver os detalhes da cirurgia , melhorando o resultado.
A leitura destas observações sobre a cirurgia de LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA servirá para esclarecê-lo(a) sobre os detalhes que certamente estão lhe interessando no momento. Existem informações errôneas quanto a esta cirurgia, informações essas geradas por casos excepcionais de pacientes operadas em condições adversas à normalidade. Deixe que seu cirurgião plástico o(a) informe sobre a conveniência de associá-la a outra (s) cirurgia (s) e pondere bastante sobre as vantagens e desvantagens de tal associação. Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos(as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial:
QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOESCULTURA?
Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os "quilos" retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantenha com o restante do tronco e os membros. Assim é que , as mulheres que apresentam certo abaulamento no abdome ou em outras partes do tronco, assim como nos quadrís e parte superior das coxas, poderão ter uma pele firme ou eventualmente flácida. A avaliação correta de 3 itens: qualidade da elasticidade da pele, quantidade de gordura e sua localização, nos permitem avaliar o resultado. Há casos, em que o(a) paciente está com o peso acima do normal. Recomendamos um equilíbrio prévio, antes da cirurgia, o que nos leva a aconselhar àqueles(as) que assim se apresentem a prosseguir com um tratamento clínico ou fisioterápico prévio. Existem casos em que retira-se gordura de certas áreas e reinjeta-se esta gordura retirada sob condições assépticas em outras regiões que necessitam aumentar seu volume. Parte dessa gordura poderá se reabsorver. É impossível se prever o percentual de permanência dessa gordura; entretanto, são dedicados cuidados especiais no tratamento dessa gordura, a fim de propiciar maior possibilidade de sucesso.
A LIPOESCULTURA DEIXA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?
As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis. De toda a maneira, vamos dar uma explicação sobre a evolução de uma cicatriz, seja ela decorrente de esta ou aquela cirurgia. Assim é que:
PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de "vermelho" para o "marrom", que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo deverá ser feita após este período.
EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
Na resposta anterior foram feitas algumas ponderações sobre a evolução da cicatriz. Resta, ainda, acrescentar algumas observações sobre as áreas tratadas, no que tange à sua consistência, sensibilidade, volume, etc.
Nas primeiras semanas ou mesmo meses, essas áreas, além de estar sujeitas a períodos de "inchaços", poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros. Esses geralmente só são perceptíveis à palpação e tendem a desaparecer após o 3o. mes. Com o decorrer dos meses, tendo-se realizado as devidas drenagens linfáticas e os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 6 a 9 meses do pós-operatório.
A LIPOASPIRAÇÃO CORRIGE AQUELE EXCESSO DE GORDURA SOBRE A REGIÃO DO ESTÔMAGO?
Geralmente sim. Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome), poderemos ter um resultado bastante natural . Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo.
QUAL O TIPO DE MAIÔ QUE PODEREI USAR, APÓS A CIRURGIA?
Fica a seu critério. Se manequim lhe dirá.
PODEREI TER FILHOS FUTURAMENTE? O RESULTADO NÃO FICARÁ PREJUDICADO?
O resultado poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado por especialista. Se você voltar ao seu peso anterior e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez, as formas obtidas serão mantidas. Devemos salientar, entretanto, que o corpo da mulher sofre variações da forma com o decorrer do tempo, devido à disposição da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdome, cadeiras e coxas. Assim é que a cada 5 ou 10 anos, a disposição da gordura no corpo muda de pessoa para pessoa. Mesmo assim, aquele excesso retirado nas áreas devidas, sempre lhe proporcionarão uma melhor evolução, mesmo que V. venha a ganhar certo peso.
O PÓS-OPERATÓRIO DA LIPOASPIRAÇÃO É MUITO DOLOROSO?
Geralmente não. Uma lipoaspiração ou lipoescultura de evolução normal não deve apresentar dor, desde que obedecidas as orientações pós-operatórias. Eventuais incômodos são resolvidos com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios.
HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?
Raramente a lipoaspiração traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. O perigo não é maior nem menor que qualquer outra cirurgia eletiva, ou mesmo uma viagem de avião ou de automóvel, e até o simples atravessar de uma rua. Entretanto, é importante levar em conta, que grandes volumes retirados poderão determinar riscos, tanto no ato operatório quanto no pós-operatório. É consenso, na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que o volume total de gordura a ser retirado por sessão, não ultrapasse a 5 a 7% do peso corporal. Seu cirurgião deverá lhe esclarecer detalhadamente sobre o volume ideal para o seu caso.
QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA PARA ESTA OPERAÇÃO?
Anestesia geral, peri-dural ou local assistida. .
QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?
Dependendo da extensão das áreas a serem tratadas, o tempo varia de 1 a 3 horas, podendo ser ultrapassado em alguns casos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.
QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
Dependendo da extensão da área aspsirada e do tipo de anestesia ( local com sedação, peridural , geral ) o período de internação poderá variar de algumas horas até 1 dia.
SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Sim. Curativos semi-compressivos com cintas especiais, mantidos por um período de 30 a 45 dias, em média..
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
Do 4o ao 7o dia.
QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?
Geralmente no dia seguinte à cirurgia.
QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRlA?
V. Não deve se esquecer que, até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases são características deste tipo de cirurgia. Assim é que, no item 02, foi esclarecido sobre a evolução cicatricial (até o 18º mês). No item 03 sobre a sensibilidade, consistência, etc. Entretanto, poderá lhe ocorrer alguma preocupação no sentido de "desejar atingir o resultado final antes do tempo previsto". Seja paciente pois seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos intermediários que, infalivelmente chamarão a atenção de alguma de suas amigas que não se furtará à observação: "//SERÁ QUE ISTO VAI DESAPARECER MESMO?//"- É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico, e somente a ele, que lhe dará os esclarecimentos necessários, para sua tranqüilidade. Em tempo: Em algumas pacientes, ocorre uma certa ansiedade nesta fase, decorrente do aspecto transitório . Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes. Lembre-se que nenhum resultado deverá ser considerado como definitivo antes dos 6 aos 9 meses.
Condutas complementares em Academias, com esteticistas ou mesmo fisioterapeutas, poderão melhorar bastante o resultado final, pois, a modelagem muscular é um fator de grande importância no novo contorno corporal.
RECOMENDAÇÕES SOBRE A LIPOESCULTURA/LIPOASPIRAÇÃO
RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:
Comunicar-se com seu cirurgião plástico até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual, indisposição, etc.
Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação.
Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia.
Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.
Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 4 a 5 dias.
RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:
Evitar esforços por 8 dias.
Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentado(a), assim como evitar ao máximo esforços máximos.
Não se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de 1 semana.
Obedecer à prescrição médica.
Voltar ao consultório para os curativos subseqüentes, nos dias e horários estipulados.
Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de olvidar-se que foi operada recentemente. Cuidado! A euforia poderá levá-lo(a) a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos. Vale ressaltar que entre o 3o. e o 5o. dia pós-operatório, poderá haver uma discreta depressão emocional ou mesmo física. Isto é previsto e explicavel pela recuperação do seu organismo, em pról da sua fisiologia corporal.
Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com o seu cirurgião plástico, e somente com ele, quaisquer dúvidas que possam advir.
Alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperproteica ( carnes, ovos, leite ) assim como o uso de frutas.
Aguarde para fazer sua "dieta ou regime de emagrecimento", após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria, poderá determinar conseqüências difíceis a serem sanadas.
Estética é na PERFECTTA PLÁSTICA:
- BOTOX-TOXINA BOTULÍNICA (Botox® ou Dysport® )
Utilizada enormemente em todo o mundo, tornou-se uma grande aliada contra o envelhecimento causado pelas rugas de expressão, ou rugas dinâmicas daquelas pessoas que apresentam mímica muito expressiva.
A toxina age bloqueando a transmissão do impulso neuromuscular que leva à contração e às rugas.
Isso faz com que durante 3 a 4 meses a musculatura não se mova, dando tempo para a redução das linhas cutâneas que se mostram ausentes ou reduzidas. O efeito cessa totalmente em 6 meses, quando mesmo com a redução das linhas preconizam-se novas injeções com a finalidade de "atrofiar" os músculos indesejáveis causadores das rugas faciais.
Acredita-se que a repetição periódica desse procedimento seja útil para evitar o envelhecimento. Esse é um tratamento compatível com os preenchedores, peelings e também com a própria cirurgia plástica da face, uma vez que mesmo ela não reduz rugas de expressão.
É realizado em consultório, em cerca de 30 minutos, sob ação de creme anestésico que reduz a sensibilidade da pele.
- PREENCHIMENTO -Os preenchimentos faciais são substâncias flexíveis, que podem ser injetadas na pele para melhorar a aparência de pequenas linhas e rugas, aumentar os lábios, preencher bochechas cavadas, melhorar cicatrizes, levantar sulcos profundos e reparar várias imperfeições faciais.
O que são os preenchimetos faciais?- Os preenchimentos faciais são substâncias flexíveis, que podem ser injetadas na pele para melhorar a aparência de pequenas linhas e rugas, aumentar os lábios, preencher bochechas cavadas, melhorar cicatrizes, levantar sulcos profundos e reparar várias imperfeições faciais. O resultado é uma aparência mais suave, mais jovem com o mínimo de tempo de recuperação e o máximo de segurança.
Uma variedade de preenchimentos faciais incluindo o colágeno bovino, a própria gordura da pessoa e doadores de tecido têm expandido os tratamentos anti-envelhecimento dos dermatologistas. Homens e mulheres estão usando estas técnicas de rejuvenescimento mais do que nunca, já que as substâncias de preenchimento não envolvem uma cirurgia grande e possuem geralmente uma boa relação de custo x benefício.
A toxina age bloqueando a transmissão do impulso neuromuscular que leva à contração e às rugas.
Isso faz com que durante 3 a 4 meses a musculatura não se mova, dando tempo para a redução das linhas cutâneas que se mostram ausentes ou reduzidas. O efeito cessa totalmente em 6 meses, quando mesmo com a redução das linhas preconizam-se novas injeções com a finalidade de "atrofiar" os músculos indesejáveis causadores das rugas faciais.
Acredita-se que a repetição periódica desse procedimento seja útil para evitar o envelhecimento. Esse é um tratamento compatível com os preenchedores, peelings e também com a própria cirurgia plástica da face, uma vez que mesmo ela não reduz rugas de expressão.
É realizado em consultório, em cerca de 30 minutos, sob ação de creme anestésico que reduz a sensibilidade da pele.
- Rugas da glabela (entre as sobrancelhas);
- Rugas da testa;"Pés-de-galinha" (na área dos olhos)
- Levantamento da sobrancelhas;
- Abertura dos olhos (ocidentalização das orientais);
- Levantamento da ponta do nariz;
- Melhora das rugas em volta dos lábios nos fumantes;
- Levantamento do canto da boca;
O que são os preenchimetos faciais?- Os preenchimentos faciais são substâncias flexíveis, que podem ser injetadas na pele para melhorar a aparência de pequenas linhas e rugas, aumentar os lábios, preencher bochechas cavadas, melhorar cicatrizes, levantar sulcos profundos e reparar várias imperfeições faciais. O resultado é uma aparência mais suave, mais jovem com o mínimo de tempo de recuperação e o máximo de segurança.
Uma variedade de preenchimentos faciais incluindo o colágeno bovino, a própria gordura da pessoa e doadores de tecido têm expandido os tratamentos anti-envelhecimento dos dermatologistas. Homens e mulheres estão usando estas técnicas de rejuvenescimento mais do que nunca, já que as substâncias de preenchimento não envolvem uma cirurgia grande e possuem geralmente uma boa relação de custo x benefício.
LIPO A LASER bem menos invasivo do que a lipoaspiração...
Como funciona: Com uma agulha flexível e descartável de 1 mm, três vezes menos do que as tradicionais, o procedimento é feito num centro cirúrgico normal. O que muda, segundo os médicos, é que o laser derrete de forma homogênea a gordura. Já a aspiração continua sendo feita da mesma forma.
Imagine um procedimento de lipoaspiração, sem hematomas, roxinhos, nódulos e, ainda por cima, que elimina a flacidez deixada pela saída da gordura. Parece promessa sem futuro, certo? Errado.Esse procedimento que parece milagroso existe no mundo real e atende sob o nome SlimLipo. O SlimLipo - que é um aparelho de laserlipólise - Com uma haste de fibra óptica semi-flexível, de aproximadamente 1 mm de espessura e dois lasers, é capaz de eliminar a gordura e, ainda, produzir um efeito de estiramento, eliminando a flacidez de dentro para fora.
O procedimento pode ser realizado em qualquer área corporal, como abdomen, flancos, braços, pescoço e aquela flacidez na parte interna da coxa e na região peri-umbilical. O procedimento é bem menos invasivo do que a lipoaspiração, já que pode ser feito sem aquele movimento de vai-e-vem da cânula.
LIPOASPIRAÇÃO A LASER: A cada dia temos consumidores mais exigentes e informados com relação aos benefícios de procedimentos avançados e minimamente invasivos. Homens e mulheres querem ter uma melhor aparência e ser mais magros, mas sem a enorme e gritante evidência dos hematomas que revelam: “Eu fiz lipoaspiração!”
Com o Slimlipo os pacientes podem ser tratados com segurança, não apenas para remover gordura localizada, mas também para retrair a pele.
BENEFÍCIOS PARA OS PACIENTES:
Skin tightening – através da laserlipólise.
Pele mais lisa – com menos deformidades nos contornos.
Cicatrização mais rápida – incisões menores reduzem equimoses, dor, perda sanguínea e edemas.
Recuperação mais rápida – muitos pacientes podem voltar ao trabalho no mesmo dia.
Slimlipo vai muito além da lipoaspiração tradicional feita com lasers não otimizados de 1064nm e 1320nm.
Os resultados e as inovações tecnológicas do Slimlipo impressionaram Lewis Obi, MD, tanto é que dezenas de pacientes estão agendando procedimentos com o SlimLipo. Para ele é notável que a maioria dos pacientes tiveram menos equimoses, dor ou interferência em suas atividades.
A cânula de fibra óptica flexível se move facilmente pelos contornos, uma luz de guia mostra onde o cirurgião está trabalhando.
BENEFÍCIOS PARA OS MÉDICOS:
•Menor cansaço para o médico – se requer um esforço mínimo para mover a ponta de fibra do laser do SlimLipo nas áreas de tratamento, se move facilmente nas áreas com fibroses.
•Possibilita tratar pacientes que não teriam indicação para uma lipo tradicional - facilidade em corrigir deformidades de contorno corporal e tratar pequenas áreas.
•Melhor visualização da ponta do laser – uma luz guia indica sua posição na área a se tratar.
•Maior velocidade – é significativamente mais rápido do que os sistemas concorrentes.
RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS
• Pele mais lisa
• Grande retração cutânea
• Menor deformidade nos contornos
• Cicatrização mais rápida
Um novo aparelho, o SlimLipo, promete o mesmo efeito do método convencional na lipoaspiracao ou lipoescultura, porem com uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida, com redução dos hematomas, inchaços e dores. Aprovado pelo FDA (agência que regulamenta remédios, equipamentos médicos e alimentos nos Estados Unidos).
O equipamento possui uma haste de fibra óptica semiflexível e, em sua extremidade, dois tipos de laser, um atua na quebra das células de gordura e o outro na retração e produção das fibras de colágeno, diminuindo a flacidez. Em alguns casos, não há nem a necessidade de cirurgia para remoção de excessos de pele. A técnica, que tem eficácia três vezes maior do que as versões existentes, pode ser realizada em qualquer área corporal sem cortes ou cicatrizes. Esse laser gera calor e dissolve a gordura, que é aspirada por outra cânula ou é naturalmente eliminada pelo sistema linfático, a gordura dissolvida é mais fácil de ser removida do corpo. Na lipoaspiração convencional, a gordura é aspirada sob a forma de grânulos e é por isso que se faz aquele movimento de vaivém com a cânula. Por causa disso, na lipoaspiracao convencional ha mais inchaço, dor e mais hematomas que sao causados pelo sangramento na hora da operação.
Os efeitos desconfortáveis do método tradicional são amenizados na lipo a laser. Quase não há sangramento, e o calor ainda estimula a produção do colágeno, que diminui a flacidez na área. Por ser menos agressiva, a recuperação é mais rápida. O procedimento continua sendo invasivo e, portanto, deve ser realizado em centro cirúrgico sempre com toda a seguranca que um hospital traz.
Apesar de o aparelho ser indicado para as mais variadas regiões do corpo - desde o pescoço (para a diminuição da papada ou mento) coxas, pernas, bracos, culote até a barriga, é preciso avaliar os riscos. Consulte sempre cirurgiões membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A cirurgia plástica do mento (mentoplastia) é a cirurgia para correção de deformidades no mento ou queixo.
A mentoplastia mais comum é a que corrige o queixo retraído. Isto se faz através da inclusão de um implante de silicone ou de um segmento ósseo retirado da mandíbula. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar um avanço da mandíbula. Porém, a escolha entre uma e outra técnica depende das condições anatômicas do paciente.
O diagnóstico das deformidades é feito pelo médico, a partir de queixas específicas do paciente. Nos casos de anomalia do crescimento, na maioria das vezes, além do exame clínico é necessário realizar um exame de imagem como a radiografia. Quando a deformidade é pós-trauma a tomografia computadorizada também deve ser utilizada para um diagnóstico preciso. É importante ressaltar a necessidade de uma correta avaliação para diferenciar a deformidade pura do mento da deformidade de toda a mandíbula (quando há alteração na "mordida" ou oclusão dentária). Este engano de avaliação é comum e pode ser danoso para o paciente, pois o tratamento é diferente para uma e outra alteração.
Como em toda a cirurgia estética a indicação de tratamento deve partir da vontade do próprio paciente, isto é, o tratamento das deformidades estéticas só deve ser feito por auto-indicação. O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso e mostrar que este é um tratamento médico, com todas as suas características (limitações, riscos).
Uma avaliação clínica e laboratorial pré-operatória é fundamental para estabelecer se o paciente está em boas condições para submeter-se a um procedimento anestésico e cirúrgico
A mentoplastia mais comum é a que corrige o queixo retraído. Isto se faz através da inclusão de um implante de silicone ou de um segmento ósseo retirado da mandíbula. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar um avanço da mandíbula. Porém, a escolha entre uma e outra técnica depende das condições anatômicas do paciente.
O diagnóstico das deformidades é feito pelo médico, a partir de queixas específicas do paciente. Nos casos de anomalia do crescimento, na maioria das vezes, além do exame clínico é necessário realizar um exame de imagem como a radiografia. Quando a deformidade é pós-trauma a tomografia computadorizada também deve ser utilizada para um diagnóstico preciso. É importante ressaltar a necessidade de uma correta avaliação para diferenciar a deformidade pura do mento da deformidade de toda a mandíbula (quando há alteração na "mordida" ou oclusão dentária). Este engano de avaliação é comum e pode ser danoso para o paciente, pois o tratamento é diferente para uma e outra alteração.
Como em toda a cirurgia estética a indicação de tratamento deve partir da vontade do próprio paciente, isto é, o tratamento das deformidades estéticas só deve ser feito por auto-indicação. O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso e mostrar que este é um tratamento médico, com todas as suas características (limitações, riscos).
Uma avaliação clínica e laboratorial pré-operatória é fundamental para estabelecer se o paciente está em boas condições para submeter-se a um procedimento anestésico e cirúrgico
São indicadas de 03 a 06 sessões, sempre com um intervalo de 30 dias.
INDICAÇÕES: Rugas, Cicatrizes de Acne, Fotoenvelhecimento, Estímulo do Colágeno, Poros dilatados, Lentigos solares ( manchas castanhas que surgem com mais frequência na face e no dorso das mãos ), Cicatrizes e Melasmas (distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras na pele).
Agende sua sessão de Sellas, entre em contato conosco pelo 11. 3887-9530.
Teremos Sellas em 20/04/2011.
Abril....Força total na lipo a laser na PERFECTTA!
Abdômen (Lipoescultura e Lipoaspiração) segunda-feira, abril 04, 2011Usado com grande sucesso nos tratamentos estéticos, o laser acaba de ganhar uma nova dimensão. A laserlipólise utiliza a tecnologia a laser e dispensa o uso das técnicas antigas do vaivém e das cânulas com sucção.
A técnica é revolucionária pois além de eliminar a gordura, também promove o “skin tightening”, ou seja a retração da pele, que tem sido o objetivo de aparelhos como Titan, Thermage e Accent que apresentam resultados variáveis.
A laserlipólise é feita com o aparelho SlimLaser, da Palomar, que utiliza uma haste fina de quartzo que é introduzida por um furo milimétrico no corpo do paciente sem deixar cicatrizes. Através desta haste, o aparelho emite um feixe de luz que segue direto para a camada gordurosa, destruindo estas células gradativamente. Além de eliminar a gordura, ele atua sob a pele na derme profunda (área do colágeno) estimulando intensamente sua produção o que retrai a pele flácida.
Além de não danificar as áreas próximas à região da gordura, a nova técnica tem outras vantagens: o método é menos traumático, mais seguro, provoca menos inchaço e dor se comparado ao tradicional. Além disso, a recuperação é mais rápida e confortável. No entanto, apesar da laserlipólise ser um método mais seguro, os cuidados e procedimentos de segurança devem ser observados da mesma forma. É preferível que o procedimento seja feito em um centro cirúrgico hospitalar. Ele diz ainda que, como qualquer outro procedimento cirúrgico, a laserlipólise está sujeita à riscos, apesar de ser considerada extremamente segura e de baixíssimo risco.
A laserlipólise é feita com anestesia local e as contraindicações e os cuidados pré-operatórios são os mesmos da lipo convencional. Não é necessária internação e, no pós-operatório, o uso de faixas compressivas está limitado, no máximo, a uma semana, além de ser rara a presença de hematomas na pele.
Entre em contato.
A técnica é revolucionária pois além de eliminar a gordura, também promove o “skin tightening”, ou seja a retração da pele, que tem sido o objetivo de aparelhos como Titan, Thermage e Accent que apresentam resultados variáveis.
A laserlipólise é feita com o aparelho SlimLaser, da Palomar, que utiliza uma haste fina de quartzo que é introduzida por um furo milimétrico no corpo do paciente sem deixar cicatrizes. Através desta haste, o aparelho emite um feixe de luz que segue direto para a camada gordurosa, destruindo estas células gradativamente. Além de eliminar a gordura, ele atua sob a pele na derme profunda (área do colágeno) estimulando intensamente sua produção o que retrai a pele flácida.
Além de não danificar as áreas próximas à região da gordura, a nova técnica tem outras vantagens: o método é menos traumático, mais seguro, provoca menos inchaço e dor se comparado ao tradicional. Além disso, a recuperação é mais rápida e confortável. No entanto, apesar da laserlipólise ser um método mais seguro, os cuidados e procedimentos de segurança devem ser observados da mesma forma. É preferível que o procedimento seja feito em um centro cirúrgico hospitalar. Ele diz ainda que, como qualquer outro procedimento cirúrgico, a laserlipólise está sujeita à riscos, apesar de ser considerada extremamente segura e de baixíssimo risco.
A laserlipólise é feita com anestesia local e as contraindicações e os cuidados pré-operatórios são os mesmos da lipo convencional. Não é necessária internação e, no pós-operatório, o uso de faixas compressivas está limitado, no máximo, a uma semana, além de ser rara a presença de hematomas na pele.
Entre em contato.