Lipo de MENTO

quarta-feira, abril 06, 2011

A cirurgia plástica do mento (mentoplastia) é a cirurgia para correção de deformidades no mento ou queixo.


A mentoplastia mais comum é a que corrige o queixo retraído. Isto se faz através da inclusão de um implante de silicone ou de um segmento ósseo retirado da mandíbula. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar um avanço da mandíbula. Porém, a escolha entre uma e outra técnica depende das condições anatômicas do paciente.

O diagnóstico das deformidades é feito pelo médico, a partir de queixas específicas do paciente. Nos casos de anomalia do crescimento, na maioria das vezes, além do exame clínico é necessário realizar um exame de imagem como a radiografia. Quando a deformidade é pós-trauma a tomografia computadorizada também deve ser utilizada para um diagnóstico preciso. É importante ressaltar a necessidade de uma correta avaliação para diferenciar a deformidade pura do mento da deformidade de toda a mandíbula (quando há alteração na "mordida" ou oclusão dentária). Este engano de avaliação é comum e pode ser danoso para o paciente, pois o tratamento é diferente para uma e outra alteração.


Como em toda a cirurgia estética a indicação de tratamento deve partir da vontade do próprio paciente, isto é, o tratamento das deformidades estéticas só deve ser feito por auto-indicação. O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso e mostrar que este é um tratamento médico, com todas as suas características (limitações, riscos).

Uma avaliação clínica e laboratorial pré-operatória é fundamental para estabelecer se o paciente está em boas condições para submeter-se a um procedimento anestésico e cirúrgico

You Might Also Like

0 comentários