MAMA MASCULINA E FEMININA

sexta-feira, maio 10, 2013

Mamas

- Cirurgia para correção de assimetria mamária

O tratamento de assimetria das mamas é utilizado para corrigir diferença em tamanhos, formatos ou posição das aréolas e é realizado em mulheres que já tenham a puberdade completa porque não se espera continuidade de desenvolvimento das mamas. Duração: De 1 a 3 horas
Efeitos Colaterais: Desconforto leve a moderado, inchaço e equimose.
Recuperação: A paciente pode voltar ao trabalho entre 1 a 2 semanas após a cirurgia.
Riscos: Enrugamento visível do implante, perda de sensibilidade no mamilo, assimetria persistente, ruptura do implante ou mudança de lugar, infecção, hematoma e contratura capsular.
Resultados: A redução é permanente ou pode aumentar com o ganho de peso ou mudança hormonal. Implantes requerem revisão de 5 a 10 anos.
Técnica Utilizada: O cirurgião pode aumentar uma mama pequena com um implante, reduzir um seio grande ou usar dois implantes de tamanhos diferentes. Assimetria é um processo individual, com várias possibilidades de locais para incisão: ao redor da aréola, no sulco inframamário, nas axilas.
Internação: A cirurgia pode ser realizada com internação ou sem, dependendo do caso, consulte sempre seu médico.
Anestesia: A cirurgia de correção de simetria mamária é realizada sob anestesia peridural, local com sedação ou geral.

- Aumento das mamas (Mamoplastia de aumento)
A Mamoplastia de Aumento ou aumento das mamas é realizada através de implantes. Pode corrigir uma queda das mamas após gravidez, ajudar a balancear diferença em tamanhos ou ser implantado como uma técnica reconstrutiva após uma cirurgia nas mamas. No Brasil, o aumento das mamas é realizado com prótese de silicone.
Duração: 1 hora ou mais
Efeitos Colaterais: Equimose, inchaço e mudança na sensibilidade temporária do mamilo. Mamas sensíveis à estimulação por várias semanas.
Recuperação: Retorno ao trabalho: 3 a 7 dias. Atividades físicas: 2 a 3 semanas. Inchaço e machucado: 3 a 6 meses.
Riscos: A contratura capsular ao redor do implante pode deixar os seios enrijecidos ou duros; sangramento ou infecção. Aumento ou perda de sensibilidade dos mamilos ou pele dos seios ocasionalmente permanente.
Resultados: Variáveis. Implantes podem precisar de remoção ou recolocação.
Troca: A troca de próteses só será necessária após duas décadas. Entretanto, apenas a avaliação médica poderá indicar tal procedimento. É de extrema importância que a paciente mantenha seus exames em ordem, a fim de saber como está a prótese.
Técnica Utilizada: Para esconder a cicatriz, o cirurgião pode inserir os implantes através de uma incisão na axila, através da aréola ou no sulco abaixo das mamas. Alguns cirurgiões utilizam a técnica conhecida como aumento dos seios transumbilical, no qual os implantes são inseridos pelo umbigo através de um endoscópio (somente realizado nos EUA).
Internação: De 8 a 24 horas na clínica.
Anestesia: A Mamoplastia de Aumento geralmente é realizada sob anestesia local com sedação, podendo ser utilizada a anestesia geral caso necessário.

- Reconstrução mamária
Restaura a aparência das mamas que tenham sido removidas cirurgicamente por câncer ou outra doença. A reconstrução mamária pode ajudar os seios de uma mulher parecerem iguais quando utilizar um sutiã, retomando permanentemente o contorno e com a conveniência de não precisar de nenhuma prótese externa.
Duração: Normalmente 1 a 2 horas. Devido a microcirurgia necessária para a ligação de veias, as cirurgias autólogas podem demorar mais.
Efeitos Colaterais: Perda de sensibilidade normal, embora alguma sensibilidade possa retornar.
Recuperação: Aproximadamente 6 semanas para se recuperar de uma mastectomia e reconstrução combinadas, ou de uma reconstrução autóloga. A maioria das cicatrizes desaparece com o tempo, mas demoram alguns anos para suavizar.
Riscos: Sangramento, coleta de fluido, cicatriz excessiva, infecção e problemas com anestesia. Os implantes podem mudar ou vazar, exigindo remoção. Usar um implante tem um risco remoto de infecção ou contratura capsular, uma condição que deixa o implante e os seios enrijecidos. A contratura capsular pode ser tratada com outra cirurgia para remover a cápsula formada, inserindo uma nova prótese. Assim, como em qualquer outra cirurgia que utilize retalhos, a revascularização do tecido microcirúrgico pode ficar comprometida acarretando perda do mesmo.
Resultados: Permanente. Normalmente precisa de acompanhamento.
Tecnologia: Novas tecnologias e técnicas fizeram com que seja possível aos cirurgiões recriarem mamas que parecem bem naturais. O tecido do próprio paciente é usado em várias operações, conhecidas como TRAM, DIE e EARLI. A reconstrução dos seios normalmente é feita assim que o seio é removido (mastectomia), enquanto a paciente ainda está sob anestesia.
Internação: Com internação
Anestesia: Geral

- Redução de seios (Mamoplastia redutora)
Cirurgia plástica indicada para mulheres que têm mamas grandes demais, pesadas, desproporcionais com relação à estrutura física, causando problemas de postura e na coluna.
Duração: Entre 2 e 5 horas.
Efeitos Colaterais: Equimose, inchaço, desconforto, dormência temporários.
Recuperação: Após 15 dias, mas apenas atividades que não exijam esforços dos braços. Dirigir e fazer atividades físicas são liberados somente após o segundo mês do pós-operatório.
Riscos: Cicatrizes grandes demais, perda de sensibilidade na aréola, assimetria entre as mamas e deslocamento das aréolas. Pequenas assimetrias podem ser corrigidas com um retoque cirúrgico após 6 meses e a sensibilidade da aréola deve ser recuperada a partir do terceiro mês da cirurgia.
Resultados: Longa duração. Flutuação de peso e envelhecimento podem afetar os resultados.
Tecnologia: Uma incisão em T, L ou I (conforme o formato da mama, estrutura e desenho da aréola) é feita. O cirurgião então retira o excesso de glândula mamária e/ou gordura, elimina o excesso de pele, reposiciona a aréola e faz a sutura para garantir o novo formato.
Internação: De 12 a 24 horas.
Anestesia: Geral. Alguns médicos optam pela peridural, mas nem sempre ela atinge toda a região, causando certo desconforto para a paciente.

- Redução de mama masculina (Ginecomastia)
Reduz as mamas que cresceram exageradamente e ficaram com formato feminino, em homens, através de lipoaspiração e/ou removendo o excesso de tecido glandular. Essa condição é conhecida como "ginecomastia" (a redução das mamas masculinas é coberta, às vezes, pelo plano de saúde).
Duração: 1 hora ou mais
Efeitos Colaterais: Equimose, inchaço, dormência e queimação temporários.
Recuperação: Retorno ao trabalho: 3 a 7 dias. Atividades mais intensas: 2 a 3 semanas. Inchaço e Equimose: 3 a 6 meses.
Riscos: Infecção, acúmulo de fluídos, equimose, pele enrugada ou em excesso, e assimetria. Mudança da pigmentação (possivelmente permanente se exposta ao sol). Cicatrização hipertrófica se o tecido for cortado, o que gera a necessidade de um procedimento posterior para a remoção de tecido adicional.
Resultado: Permanente, embora o ganho de peso ou uso de certas drogas possa retornar a condição.
Tecnologia: Uma incisão é feita na aréola, a área escura que circunda o mamilo, ou nas axilas. O tecido adiposo e glandular é removido para criar um peito mais reto e firme, contribuindo para um contorno mais masculino. Lipoaspiração pode ser realizada em conjunto com a redução de mama masculina.
Internação: Sem internação – na maioria dos casos
Anestesia: Local, com sedação, geral ou peridural


You Might Also Like

0 comentários