Saiba escolher o tipo de carboidrato mais eficiente

terça-feira, outubro 08, 2013


Foto: Getty Images/Terra

1- Os carboidratos podem ser classificados de acordo com seu índice glicêmico (IG), que é baseado no impacto imediato que promovem nos níveis de glicose e insulina no sangue.
2- É por meio do IG que se define o melhor tipo de carboidrato para o atleta de acordo com a necessidade do momento.
3- Antes do exercício deve-se ingerir alimentos com baixo IG - como um suco de laranja, pois aumentam a resistência e melhoram o armazenamento de glicogênio muscular para a atividade.
4- Se o treinamento ultrapassar 1h10, o consumo de carboidratos também é necessário durante a atividade, sendo recomendados os de fácil absorção, como água de coco.
5- Logo após a atividade é indicada a ingestão de alimentos com alto IG - como o mel, para repor rapidamente o estoque de glicogênio no organismo.

Os carboidratos podem ser classificados de acordo com seu índice glicêmico (IG), que é baseado no impacto imediato que promovem nos níveis de glicose e insulina no sangue. Dessa forma, eles se dividem em três grupos: de alto IG (70 ou >), médio IG (56 a 69) e baixo IG (55 ou <). É por meio desse índice que se sabe a velocidade de absorção do nutriente por parte do organismo, informação que é fundamental para definir o melhor tipo de carboidrato para o atleta de acordo com a necessidade do momento.
Membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva e especialista em nutrição esportiva e treinamento físico, a nutricionista Denise Entrudo explica que antes do exercício (1 a 2 horas) deve-se ingerir alimentos com baixo IG, pois aumentam a resistência e melhoram o armazenamento de glicogênio muscular para a atividade. Dentre as opções de baixo IG estão sucos de maçã ou laranja, pães com fibras e grãos (75 a 80% grãos), pão de centeio, pão alemão, aveia, quinua e frutas. "O tipo de alimento a ser consumido também vai depender da capacidade digestiva do indivíduo. Há atletas, por exemplo, que podemos indicar banana com aveia e eles correm muito bem, sem passar mal. Outros, no entanto, só podemos indicar líquido, pois têm digestão muito lenta.
Caso a refeição anterior ao exercício aconteça entre 30 min e 1 h antes do início da atividade, é indicado o consumo de alimentos de médio IG, como bolo de banana, farelo de aveia, biscoito de água e sal, damasco ou pão branco com pasta de amendoim. Já os de alto IG, como mel, geléia, sucos, suspiro e pão branco, devem ser consumidos menos de 30 minutos antes. "Se o treinamento ultrapassar 1h10, o consumo de carboidratos também é necessário durante a atividade", acrescenta Denise, dizendo que o recomendado são os de fácil absorção, como os géis, isotônicos ou água de coco.
Logo após a atividade, também é indicada a ingestão de alimentos com alto IG, para repor rapidamente o estoque de glicogênio no organismo. O ideal, sugere a nutricionista, é fazer uma refeição completa, que seja rica em carboidratos de alto IG e também contenha proteínas e lipídeos de qualidade, contemplando todos os grupos alimentares para intensificar a recuperação.

Fonte: Terra
Posted: 03 Dec 2012 01:02 PM PST

O nome pode parecer estranho, mas essa frutinha asiática que aterrissou no país há pouco tempo tem o poder de varrer o colesterol, aumentar os níveis de vitamina c, acelerar o metabolismo e, com isso, emagrecer
Quem diria que uma frutinha asiática, que mais parece um tomate-cereja seco, poderia fazer maravilhas pela sua silhueta? Bastou ela chegar no Brasil e começar a ser divulgado as suas maravilhas na ajuda do processo de perda de peso, que as brasileiras logo se interessarem em saber mais sobre a goji berry, fruta é originária do sul da Ásia (China, Tibete e Índia). Será que ela é um dos segredos que deixam as mulheres asiáticas sempre tão magrinhas? A resposta você vai descobrir agora!
Será milagre?

É claro que como toda alimentação, não podemos considerar que uma única fruta possa fazer milagres, mas a verdade é que a a goji berry é riquíssima em nutrientes potentes para o bom funcionamento do organismo e atua como coadjuvante do emagrecimento. “Por ser rica em vitamina C, complexo B, além de bons níveis de oligoelementos, como zinco e ferro, ela melhora o funcionamento do organismo e acelera o metabolismo, favorecendo o emagrecimento”, afirma a nutricionista Catarina de Freitas Stocco, especialista em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva (PR). “Além disso, ela tem ação antioxidante que retarda o envelhecimento e aumenta a longevidade”, complementa a especialista.

INDICAÇÕES/BENEFÍCIOS

-Evita o envelhecimento precoce através da poderosa ação antioxidante
-A Goji estimula a secreção de GH (Hormônio do crescimento humano) 
-Aumenta a função sexual e trata a disfunção
-Promove a saúde dos olhos e melhora a visão
-Promove a saúde do fígado
-Trata sintomas da menopausa
-Previne mal estar matinal no primeiro trimestre de gestação
-Aumenta a fertilidade
-Promove perda de peso
-Melhora o humor
-Aumenta a energia e força, especialmente na luta contra doenças
-Mantém pressão sanguínea saudável
-Reduz o colesterol
-Promove a taxa normal de açúcar no sangue em adultos com diabetes
-Alivia dores de cabeça e tonturas
-Melhora as funções cardíacas
-Melhora a resistência contra doenças
-Fortalece o sangue, melhorando a produção de glóbulos brancos e plaquetas
-Fortifica os músculos e os ossos
-Melhora a memória e raciocínio rápido
-Promove a função normal dos rins
-Alivia a ansiedade e estresse
-Alivia a insônia e melhora a qualidade do sono.

MECANISMOS DE AÇÃO

As mais de dez trilhões de células do organismo estão sob constante ataque por radicais livres. Estes agentes prejudiciais podem acelerar a idade e destruir a vitalidade das células tão rápido quanto elas são produzidas.

Goji é conhecida como a fruta da longevidade. Sua única molécula máster de polissacarídeos e poderosos antioxidantes defendem contra a idade prematura, combatendo os danos dos radicais livres através do corpo.

Goji aumenta a resistência no exercício físico, e força. Ajuda a diminuir a fadiga, especialmente na recuperação do desgaste.

Também estimula a liberação do hormônio GH pela glândula pituitária. Os benefícios do hormônio GH são extensos e incluem a redução de gordura, melhoria do sono, aumento da memória, aceleração na cura de doenças, restauração da libido e aparência jovial.

Além de diminuir a pressão arterial significativamente através das moléculas de polissacarídeos contidas na Goji Berry.


Adeus, TPM, mau humor, insônia…
A forma como a fruta atua no emagrecimento tem um processo particularmente ligado a nós, mulheres, dependentes de serotonina e dopamina, hormônios do bem-estar. “É que a fruta atua diretamente nesses neurotransmissores, por isso garante a saciedade e diminui aquela vontade quase incontrolável de comer doces, principalmente quando se está na TPM, e ainda melhora o humor e as condições do sono”, afirma a nutricionista Catarina Stocco. “Como diminui a vontade de comer doce, acaba diminuindo também ansiedade. Outro ponto a favor da fruta é que seus aminoácidos ajudam a manter e até aumentar músculo, combatendo a flacidez”, complementa a nutricionista Priscila Rosa, da Equilibrium Consultoria em Nutrição (SP). Sem contar que como atua no intestino, consegue trabalhar como que a uma vassourinha varrendo as toxinas no organismo. Por essa razão, leva junto também o colesterol ruim (o LDL). E a nutricionista Vanessa Leite (RS), vai ainda mais longe quando fala sobre os benefícios dessa frutinha: “Estes nutrientes são capazes de equilibrar o organismo, fortalecer o sistema imunológico e melhorar as funções hormonais, tornando o metabolismo mais acelerado e otimizando a queima de gorduras, principalmente na região do abdômen”, afirma.
Segundo Catarina Stocco, a fruta é muito recomendada para pessoas que têm problemas cardiovasculares porque ajuda na diminuição dos níveis do colesterol. “Mas ela também ação anticancerígena, antifúngica e antibacteriana, além de ter substâncias que ajudam a proteger o fígado”, afirma.
Pelos poderes da vitamina C
Da família das frutas cítricas, a goji berry tem a grande vantagem das demais “primas” porque é riquíssima em vitamina C, fazendo com que seja até 50 vezes mais poderosa do que a laranja. Logo, além de ajudar no emagrecimento, com uma pequena porção da fruta, você ainda pode ficar imune a resfriados. Mas esses 2.500 mg de vitamina em cada 100 gramas da fruta também apresenta uma outra curiosidade que também interfere no emagrecimento. Um estudo feito pela Universidade do Arizona (EUA) revelou que quando nosso corpo atinge o nível correto de vitamina C – algo entre 4,6 e 15 mg – ele passa a queimar gordura com mais facilidade. Sendo assim, a fruta pode tornar-se uma grande aliada do emagrecimento somado a uma dieta hipocalórica.
Mesmo na forma desidratada como ela é importada, quanto em cápsulas manipuladas, é possível preservar todos os ingredientes, esta pode ser uma boa arma no combate à obesidade.
APOSTE NA GOJI BERRY E SEQUE AS GORDURINHAS
Com este cardápio elaborado pela nutricionista Catarina de Freitas Stocco, que 1.200 calorias diárias e que inclui uma porção de goji berry por dia, é possível dizer adeus a cerca de 3 kg em apenas uma semana.

You Might Also Like

0 comentários