Cirurgia de Pálpebrás ou BLEFAROPLASTIA

segunda-feira, maio 14, 2012

1. Onde se localizam as cicatrizes da blefaroplastia? São visíveis ?
As pálpebras constituem uma das regiões do corpo onde a pele apresenta a menor espessura. Isso auxilia em grande monta na qualidade da cicatrização, permitindo que as cicatrizes fiquem escondidas nos sulcos naturais da pálpebra superior ou quase na margem da pálpebra inferior.  Sendo assim após alguns meses (3 meses em média) tais cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis. Enquanto isso podem ser disfarçadas com uma maquiagem leve desde os primeiros dias de pós-operatório.
 
 
2. Qual o tipo de anestesia utilizada na blefaroplastia?
Na grande maioria das vezes utilizamos a anestesia local (em alguns casos podemos associar uma sedação endovenosa), uma vez que a blefaroplastia tem duração relativamente rápida e a boa qualidade dos anestésicos permite ao paciente não sentir qualquer tipo de dor durante toda a cirurgia. Em alguns casos utilizamos anestesia geral,  reservada para situações nas quais os pacientes têm contra-indicação à anestesia local (raro) ou cirurgias nas quais existem outros procedimentos associados (por exemplo, uma cirurgia de lifting de face na qual se associa a blefaroplastia).
 
 
3. Há dor no pós-operatório da cirurgia?
Geralmente não. Caso ocorra, em geral, será uma dor de pequena intensidade que pode perfeitamente ser tratada com anestésicos comuns.
 
 
4. Existe uma idade ideal para se operar as pálpebras?
Não.  Tanto pacientes de mais idade quanto mais novos podem ser submetidos ao procedimento, a depender da correta indicação do mesmo.  Em pacientes mais novos por exemplo, muitas vezes não existe flacidez da pele palpebral e sim apenas um excesso das bolsas de gordura palpebrais (principalmente nas pálpebras inferiores). Nesta situação, o cirurgião poderá tratar esta estrutura que está em excesso por uma cicatriz que fica na parte interna da pálpebra (a chamada blefaroplastia transconjuntival), sem a necessidade de cicatrizes na pálpebra.
 
 
5. Quanto tempo dura uma blefaroplastia?
Depende de quais pálpebras serão operadas. Em geral, quando se opera as pálpebras superiores e inferiores no mesmo ato cirúrgico, a cirurgia dura em média 90 minutos. Pequenas variações existem em cada paciente, no entanto a duração da cirurgia raramente ultrapassa um período de 120 minutos.
 
 
6. Qual o período de internação da blefaroplastia ?
Depende muito do tipo de anestesia utilizada. Em anestesias locais simples ou associadas com sedação, como a recuperação anestésica é mais rápida o período médio de internação será de 12 horas. Quando se utiliza anestesia geral, a internação média será de 24 horas.
 
 
7. Quando atingirei o resultado definitivo da blefaroplastia?
Em geral após 6 meses, quando o inchaço já terá regredido por completo e a cicatriz atingido sua maturação.  No entanto, após a 2ª.semana pelo menos 50% deste resultado já poderá ser observado, sendo a melhora gradual até o resultado definitivo.
 
 
8. O que são as manchas roxas existentes após as blefaroplastias?
Estas manchas roxas correspondem à infiltração de sangue na pele da pálpebra ou na conjuntiva ocular, devidas ao próprio trauma cirúrgico existente. No entanto, esta infiltração não é exatamente um problema e sim uma intercorrência existente em muitos casos, mas que regride espontaneamente após 14 dias. De suma importância é a proteção solar rigorosa que tais pacientes devem seguir ao ter tais manchas, uma vez que a incidência de sol nas mesmas sem utilização de protetor solar (fator 50 pelo menos) as tornam permanentes ao invés de temporárias.
 
 
9. As pálpebras ficam muito inchadas após a cirurgia? Por quanto tempo persiste o inchaço?
O inchaço (edema) das pálpebras após a blefaroplastia possui uma variação individual entre os pacientes.  Nos primeiros 3 dias este inchaço apresenta-se mais pronunciado, reduzindo então gradualmente. Nestes primeiros dias a utilização de óculos escuros pode ser útil para disfarçar tal inchaço, assim como a utilização de gazes ou compressas molhadas com água ou soro fisiológico frio, permitindo a regressão do inchaço mais rapidamente.  De uma maneira geral, após o 7º.dia de cirurgia as pálpebras se apresentam com um aspecto bem natural e após o 3º.mês o edema residual é muito discreto e não compromete o resultado final da cirurgia.
 
 
10. Meus olhos ficarão ocluídos após a cirurgia das pálpebras?
Geralmente não.  O que recomendamos é uma oclusão temporária dos mesmos juntamente com as pálpebras várias vezes ao dia, por alguns minutos, com gazes ou compressas embebidas em soro ou água gelada. Com esse cuidado o inchaço das pálpebras após a cirurgia regredirá bem mais rapidamente.
 
 
11. Ouvi falar de um tipo de cirurgia nas pálpebras inferiores que não deixa cicatriz. Que cirurgia é essa?
Alguns pacientes candidatos à cirurgia de blefaroplastia não possuem flacidez na pele da pálpebra inferior, no entanto possuem aquele inchaço característico provocado pela protrusão das bolsas de gordura da pálpebra inferior na fina pele palpebral. Nessa situação em específico, como não precisamos retirar a pele flácida da pálpebra, podemos realizar a cicatriz da cirurgia na parte interna da pálpebra inferior, chamada conjuntiva ocular. Em decorrência disso, esse tipo de blefaroplastia chama-se transconjuntival (através da conjuntiva) e tem sido cada vez mais indicada em pacientes jovens com bolsas palpebrais de gordura em excesso e pele sem flacidez. Uma das vantagens é que não existem pontos para serem retirados e a recuperação pós-operatória com relação ao edema e equimoses são mais rápidas que nas cirurgias convencionais.
 
 
12. E o resultado da blefaroplastia, compensa?
Caso você tenha conseguido passar ao cirurgião suas queixas em relação às pálpebras e este consiga atender suas expectativas, a cirurgia certamente compensa. O importante é salientar que a blefaroplastia não proporcionará rejuvenescimento à face inteira se executada isoladamente. O objetivo da cirurgia é melhorar a região peri-palpebral com o tratamento cirúrgico, melhorando defeitos estéticos preexistentes. Para o rejuvenescimento facial como um todo, outros procedimentos cirúrgicos ou não cirúrgicos deverão ser realizados para otimizar o resultado, dentre eles preenchimentos, aplicação de toxina botulínica, peelings, lifting facial, dentre outros. Certamente em sua consulta médica o cirurgião lhe passará todas estas informações e caberá a vocês dois decidir quais os melhores tratamentos indicados para que se atinja o melhor resultado possível em rejuvenescimento facial.

You Might Also Like

0 comentários