Recuperação pós CIRURGIA PLÁSTICA

quinta-feira, maio 24, 2012



Atualmente, a cirurgia plástica amparada na constante evolução de suas técnicas e em recursos cada vez mais seguros, consegue passar ao paciente ou candidato a uma cirurgia estética, mais confiança e a perspectiva de uma em recuperação mais rápida, com resultados bem mais previsíveis.
De acordo com a experiência do cirurgião plástico, Edson A. S. Prata Jr, certas normas básicas precisam sempre ser observadas, bem como devem ser levados em conta alguns fatores que ocasionalmente interferem no tempo de afastamento, sempre objetivando uma recuperação segura e o mais breve possível. Uma vez determinada qual o tipo de cirurgia a ser realizada, é fundamental que a paciente analise junto ao seu médico, quais os compromissos que precisa atender ao longo do pós-operatório e como costuma ser sua rotina para atender a essas necessidades.Por exemplo, devem ser avaliados os itens como: a atividade doméstica, o tipo de trabalho, o modo de deslocamento (caminhada, carro, transporte público), se pratica atividade física, a questão da exposição solar, ou outros compromissos, como viagens ou festas.
Igualmente deve ser dada atenção a questões como o apoio no pós-operatório (parentes, amigos ou pessoal especializado), e, ainda, considerado os imprevistos, como o risco de infecção e traumatismo, entre outros. Atentar que alguns tipos de procedimentos cirúrgicos irão demandar cuidados adicionais, como no caso da lipoaspiração, onde ocorre necessidade de drenagens pós-operatórias, por um período de 30 a 60 dias.

Recuperação pré-programada e personalizada
Também merece ser lembrado que cada organismo pode reagir de modo próprio, e levada em consideração as características pessoais de cada paciente, a exemplo de diferenças no grau de sensibilidade de cada um, no limiar de dor, no tempo de cicatrização, na formação de edema (inchaço), etc.
Realizar uma cirurgia sem o tempo adequado de recuperação pode resultar em complicações ou maus resultados, que acarretam a necessidade de um refinamento cirúrgico, ocasionando o transtorno de um novo período de afastamento. Seguir corretamente a orientação médica é fundamental para o sucesso e o resultado almejado.
Evidentemente as recomendações são gerais e também há variação de critérios entre os profissionais. Portanto, a programação de uma cirurgia plástica é sempre individualizada, depende de cada caso e de todos os fatores que serão analisados durante a consulta.


Créditos desta postagem: Dr. Edson Prata

You Might Also Like

0 comentários