Mamoplatia Redutora ou Lifting de Mamas - perguntas e respostas

segunda-feira, maio 14, 2012



1. Como são as cicatrizes da mamaplastia redutora?
Existem inúmeras técnicas descritas para a mamaplastia redutora e lifting de mamas. Cada umas delas com suas vantagens, desvantagens e indicações, sendo assim o formato e extensão da cicatriz dependerá da técnica utilizada e do tipo de mama da paciente, o que será definido durante a consulta médica.  Partindo dessas variáveis, podemos ter mamaplastias com cicatriz periareolar, com cicatriz vertical, com cicatriz em “T invertido (horizontal e vertical) ou cicatriz em forma de “L”.
2. Como saber se desenvolverei cicatrizes muito visíveis, formando quelóides?
A tendência ao desenvolvimento de cicatrizes hipertróficas ou quelóides é muito influenciada por fatores genéticos. Em geral, pessoas de pele clara têm uma menor tendência a esta complicação cicatricial, enquanto pessoas de pele morena ou orientais têm maior predisposição ao quelóide ou cicatriz hipertrófica.  Essa tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe faremos uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como a análise das características familiares, que muito nos ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Esta tendência, entretanto, não é uma regra absoluta, a análise dos antecedentes facilita o prognóstico mas não o define. Esta tendência genética influenciará na cicatriz, independentemente da extensão ou formato da mesma.
3. Existe correção para estas cicatrizes inestéticas nas mamas?
Hoje em dia a cirurgia plástica dispõe de vários recursos que nos permitem não só melhorar tais cicatrizes ( quelóides e cicatrizes hipertróficas) como prevenir seu aparecimento. Pomadas e injeções a base de corticóide no local da cicatriz e pequenas placas compressivas de silicone constituem o principal tratamento, que será instituído por seu cirurgião na época adequada. Lembramos que os quelóides ou cicatrizes hipertróficas não devem ser confundidos com a evolução normal de uma cicatriz, que mantém um aspecto avermelhado nos primeiros 2 meses e melhora gradualmente com o tempo. Lembrar que dúvidas a respeito da sua cicatriz deverão ser esclarecidas por seu cirurgião plástico e não por terceiros.
4. O pós-operatório da mamaplastia é doloroso?
Nos primeiros dias é normal sentir uma dor discreta, que cede perfeitamente com o uso de analgésicos e antiinflamatórios comuns. Lembramos que o repouso da paciente ajuda muito no controle da dor, sendo assim caso você siga as orientações médicas referentes à movimentação dos braços, atividades físicas e demais esforços dificilmente ocorrerá dor forte.
5. Qual o tipo de anestesia utilizada?
Na grande maioria dos casos anestesia peridural, em alguns casos, anestesia geral. As indicações das anestesias bem como suas vantagens e desvantagens serão especificadas pelo seu anestesista em uma consulta realizada previamente à cirurgia.
6. Quanto tempo dura a cirurgia?
A duração da cirurgia é variável entre os pacientes, no entanto podemos afirmar que  a mamaplastia dura entre três e quatro horas.
7. Por quanto tempo permanecerei internada?
Geralmente por 24 horas.
8. São utilizados drenos na cirurgia de prótese mamária?
Não há necessidade de uso do dreno.
9. Quando poderei  realizar atividades físicas?
Geralmente você estará habilitada a realizar caminhadas mais leves após 3 semanas da cirurgia. Corridas e ciclismo somente um mês após a cirurgia e musculação 2 meses após.  Estes períodos são uma média e é importante você perguntar ao seu cirurgião se está habilitada a realizar qualquer tipo de atividade física antes de fazê-la.
10. Por quanto tempo terei que utilizar o sutiã cirúrgico (malha) ?
 E quando poderei voltar a tomar sol?
É recomendado que você use o sutiã cirúrgico por pelo menos 1 mês após a cirurgia, uma vez que ele diminuirá o inchaço das suas mamas e protegerá suas cicatrizes, o que não acontece com os sutiãs convencionais com aro. No 2º.mês você poderá alterna períodos utilizando o sutiã cirúrgico e sutiãs sem aros que machuquem sua cicatriz, assim como períodos curtos seu utilizar o sutiã, a depender da avaliação do seu cirurgião.
Quanto ao sol, o ideal é que o paciente se proteja dele por pelo menos 3 meses. Durante este período a cicatriz mamária ainda preserva um avermelhamento local, o que é totalmente esperado e regride espontaneamente conforme a mesma vai amadurecendo. Caso o paciente se exponha ao sol sem proteção solar adequada esta cicatriz poderá adquirir um aspecto mais escurecido (hipercromia) e não apresentará um resultado estético agradável. Mesmo após o 3º.mês, o ideal é que o paciente tome sol mas aplique protetor solar fator 50 no local da cicatriz, uma vês que mesmo escondida pela roupa de banho existe uma ação de raios solares na cicatriz mamária, o que não ocorrerá com a aplicação do protetor.
11. Tenho mamas caídas e flácidas mas estou satisfeita com o tamanho das mesmas. Posso realizar a mamaplastia sem redução no tamanho das mamas?
Geralmente sim. Neste caso, a cirurgia se denomina mastopexia (lifting de mamas). Tecnicamente esta mamaplastia poderá ser realizada apenas com a retirada de pele, sem a retirada do tecido mamário que é realizada na mamaplastia redutora.  A extensão e formato das cicatrizes dependem do grau de queda (ptose) das mamas, podendo ser periareolar, em formato de “T “ invertido, em formato de “L” , ou apenas vertical.  Importante lembrar que a própria retirada de pele proporciona uma pequena diminuição das mamas, no entanto é necessária para proporcionar um reposicionamento mamário adequado.
12. Como ficarão minhas mamas após a cirurgia, em relação ao tamanho e consistência?
As mamas poderão ter seu volume reduzido na mamaplastia redutora ou mantido, na mastopexia.  Além disso, naturalmente terão sua consistência e forma melhorados após a cirurgia, com a correção da ptose (queda) mamária ou hipertrofia porventura existentes. Sendo assim, para os casos de redução de volume ou correção de ptoses mamárias podemos optar por vários volumes, dentre os possíveis que a mama original nos permita escolher, sem comprometê-la futuramente. Assim como nas cirurgias de aumento mamário, deverão ser equilibradas as proporções entre o volume da nova mama, o tamanho do tórax e a altura da paciente, proporcionando harmonia estética. Importante lembrar, entretanto, que as novas mamas passam por alguns períodos evolutivos a seguir especificados :
a) Período Imediato : vai até o 30º. dia de pós-operatório. Neste período, apesar das mamas apresentarem notável melhora em seu aspecto , sua forma ainda está aquém do resultado planejado, uma vez que até que se atinja a forma definitiva, surgem "pequenos defeitos" aparentes iniciais (inevitáveis em todos os casos), que tendem a desaparecer com o decorrer do tempo. Lembre-se que nenhuma mama fica perfeita logo após a cirurgia, o resultado é gradual e melhora com o passar dos meses.
b) Período Mediato : vai do 30º.dia até o 6º.mês de pós-operatório. Neste período, a mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva.
Neste período poderá ocorrer uma certa insensibilidade ou hipersensibilidade na região do mamilo, além de maior ou menor grau de "inchaço " das mamas; além disso, sua forma apesar de muito próxima da definitiva, ainda tende a melhorar. As cicatrizes, antes avermelhadas e endurecidas, passam a adquirir uma coloração mais clara e consistência mais próxima ao definitivo. Apesar de certa euforia da maioria das pacientes já neste período, o resultado ficará ainda melhor nos próximos meses após a cirurgia.
c) Período Tardio : Vai do 6º ao 12º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade). Pequenas imperfeições que existiam nos períodos anteriores serão naturalmente corrigidas, assim como a regressão do edema e a melhoria estética da cicatriz.Tem grande importância na manutenção do resultado final, o grau de elasticidade da pele das mamas bem como o volume conseguido. O equilíbrio entre ambos varia de caso para caso.

13. Quanto tempo após a mamaplastia atingirei o resultado definitivo?
Como citado acima o resultado imediato é muito bom, no entanto somente entre o 6º. e 12º.mês as mamas atingirão sua forma, consistência, volume e sensibilidade definitivas.

14. Caso eu fique grávida, o resultado permanecerá ou ficará prejudicado?
A manutenção do resultado depende de uma série de fatores. Certamente um dos principais diz respeito ao ganho de peso obtido durante a gestação. Ganhos de peso exagerados durante a gravidez (acima de 15 kg) provocarão a distensão da pele mamária e, após o emagrecimento esta pele pode ou não voltar ao seu aspecto prévio. A lactação (amamentação) também auxilia nesta distensão mamária.Caso a pele mamária não retorne ao seu aspecto original poderá ocorrer uma ptose (queda) das mamas, que ocorrerá em maior ou menor grau a depender do grau de distensão ao qual a pele foi submetida. A orientação do seu cirurgião em uma futura gravidez será no sentido de seguir um acompanhamento nutricional adequado que permita a você ganhar apenas o peso suficiente durante a gestação (uma média de 7 a 10kg) e seguir cuidados de rotina com a pele das mamas, utilizando hidratantes e cremes específicos para evitar a formação de estrias e manter a consistência normal da pele. Com relação à lactação, a mesma em geral não ficará prejudicada, podendo ser afetada apenas em casos de grandes reduções mamárias (gigantomastias).
15. Quando serão retirados os pontos da mamaplastia?
Em geral, só existirão pontos ao redor da aréola, uma vez que no restante da cicatriz serão utilizados pontos internos e cola cirúrgica (Dermabond).  Estes pontos serão retirados no consultório entre o 7º. e o 10º.dia, sem maiores incômodos.

16. Serão utilizados curativos?
Sim. Curativos modeladores com objetivo de proteger as cicatrizes e acelerar a regressão do edema mamário. Estes curativos serão trocados periodicamente no consultório em período a ser determinado por seu cirurgião plástico.
17. Quando tomarei banho completo?
Geralmente em 48 horas após a cirurgia. Após este período, o ideal é evitar umidificar as cicatrizes na primeira semana, sempre mantendo-as bem secas para acelerar a cicatrização e evitar infecções cirúrgicas.

You Might Also Like

0 comentários