Celulite: O pesadelo de toda mulher

segunda-feira, abril 08, 2013


O que é celulite?
É uma afecção benigna conhecida também como Lipodistrofia Ginóide. É um quadro inflamatório do tecido celular subcutâneo, ou seja, que atinge a gordura que se localiza logo abaixo da pele principalmente nas regiões de glúteos, coxas, braços e abdômen. Atinge 95% das mulheres independentemente da idade. Sua principal característica é a aparência da pele que apresenta ondulações diferentes dependendo do grau do problema. A celulite ainda não tem cura, mas já existem tratamentos poderosos que a medicina estética disponibiliza para esse tipo de tratamento, lembrando que a alimentação e a mudança nos hábitos de vida será fundamental no resultado, por isso você terá que contar com muita força de vontade e determinação para vencer essa batalha contra a terrível celulite.

Fatores Predisponentes:
- Predisposição genética;
- Alterações hormonais;
- Tabagismo;
- Alimentação inadequada;
- Alterações circulatórias;
- Uso de pílulas anticoncepcionais;
- Sedentarismo;
- Bebida alcoólica;
- Pouca ingestão de água.

Conhecendo os estágios da celulite:


Condição Normal
Na condição normal o tecido gorduroso é ricamente irrigado, as células gordurosas são de tamanho e formas normais. Os vasos são eficientes e tem formato normal.

Estágio 1: A celulite é invisível e só aparece apalpando a pele. Existe um pequeno aumento do volume das células do tecido gorduroso na região afetada. Ainda não há alterações dos vasos sanguíneos e dos tecidos de sustentação.

Estágio 2: As células gordurosas aumentam de volume e as mais profundas começam a sofrer o mesmo processo. Os vasos ficam mais espremidos e inicia-se a formação do inchaço. É possível observar algumas irregularidades na pele.

Estágio 3: Existe um aumentos das células, com aparecimento dos nódulos mais profundos. As fibras começam a ficar mais endurecidas e a circulação ainda mais comprometida, levando a pessoa a sentir dor e cansaço nas pernas. A pele fica com aspecto de casca de laranja e podem aparecer pequenas varizes.

Estágio 4: O inchaço das células gordurosas é acentuado, a celulite é dura e a pele fica lustrosa, com diversas depressões e aspecto acolchoado. A circulação está extremamente comprometida, elevando a sensação de cansaço e dor nas pernas.

Alimentos que ajudam no combate a celulite



Estes alimentos têm substâncias poderosas contra a celulite:
Algas: fonte de iodo, equilibra o trabalho da glândula tireóide, evitando flutuações hormonais.
Arroz integral: contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), favorecendo a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.
Aveia: rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.
Azeite de oliva extravirgem: tem ação antiinflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pela celulite. Associado ao azeite de linhaça, se torna mais potente.
Castanha-do-pará: carrega selênio, um importante antioxidante contra o envelhecimento das células.
Folhas verde-escuras: fonte de clorofila, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.
Lima-da-pérsia: limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado.
Maça: fonte de pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo.
Missô:(pasta de soja fermentada): riquíssimo em probióticos naturais, que favorecem o intestino, além de ajudar a desintoxicar e desinchar.

Dicas para prevenir a celulite:



- Tome muita água;
- Cuide de sua alimentação: consuma porca gordura, evite o excesso de açúcares principalmente refrigerantes e chocolates, carboidratos como macarrão, bolacha e pão branco, prefira sempre os integrais, evite o consumo excessivo de sal;
- Controle com o ginecologista os problemas de disfunções hormonais;
- Mantenha a rotina constante de exercícios físicos;
- Evite o uso de calça e roupas apertadas;
- Faça drenagem linfática 2 vezes por semana;
Tratamentos estéticos mais utilizados no combate a celulite:
Hoje contamos com a ajuda de aparelhos e recursos manuais que podem trazer resultados gratificantes e rápidos no tratamento da celulite.
A indicação dos tratamentos estéticos vão variar de acordo com o grau da celulite, sempre é necessário de uma avaliação criteriosa feita por um profissional capacitados. Os valores dos tratamento também variam muito, mas é sempre bom lembrar que tratamento estético não pode ser visto como uma liquidação de roupa, pois estamos falando de seu corpo e sua saúde, por isso escolha um profissional e um lugar onde a equipe multidisciplinar seja séria e que te passe a confiança necessária.
Os tratamentos mais utilizados são: Power-shape, Manthus, Carboxiterapia, plataforma vibratória, celutec, drenagem linfática, massagem turbinada, entre outras. 

You Might Also Like

0 comentários