Importância da Cirurgia Plástica Pós-Obesidade

sexta-feira, outubro 08, 2010

Body-Lift é uma combinação de Abdominoplastia, Flancoplastia e Torsoplastia

A obesidade é uma patologia cada vez mais comum em nosso meio atualmente. Os tratamentos clínicos e cirúrgicos vem evoluindo muito nestes últimos anos, visando o controle e a redução de peso nestes pacientes.

Pacientes com perdas ponderais acentuadas, apresentam flacidez de pele severa em toda a cirunferência do tronco.
Também há outros pacientes que não sofreram grandes emagrecimentos, mas que apresentam flacidez em toda esta área, e que não poderia ser resolvida com uma abdominoplastia ou com uma torsoplastia separadamente.
 Isto, associado a alta demanda de pacientes, possibilitou o estudo de diversos casos e diversos técnicas, e levou a cirurgia plástica a também se aperfeiçoar.

No último congresso internacional sobre o assunto na cidade de São Paulo (set/2008), muitos cirurgiões estrangeiros apresentaram diversas técnicas novas, assim como técnicas clássicas modificadas, visando a melhora do contorno corporal, avaliando o tronco como uma unidade única.  Outro fator analisado, foi a possibilidade da realização desta cirurgia em uma única etapa, visto que o Body-Lift é uma combinação de Abdominoplastia, Flancoplastia e Torsoplastia. Isto reduz o trauma cirúrgico causado pelos múltiplos procedimentos, o alto tempo de recuperação de cada cirurgia, além de reduzir os custos.

Para realização desta cirurgia o paciente deve estar bem clinicamente, com peso estável, e sem nenhuma patologia associada. Também é necessário avaliar o estado emocional, que muitas vezes pode estar alterado.
É uma cirurgia de grande porte, necessitando muitas vezes de mais de uma equipe cirúrgica, visando reduzir o tempo e o trauma cirúrgico.
O pós-operatório é delicado, e algumas vezes realizado em Unidade de Terapia Intensiva, para melhor monitoramento. Em geral a internação dura de 4 a 7 dias, pois é necessário repouso, cuidados especiais para higiene, observação de drenos, e observação clínica de cada paciente.

Nem todos cirurgiões plásticos fazem cirurgias desse porte, procure um especialista. Minha indicação:  Dr Edson Prata, especialista em cirurgia plástica pós emagrecimento

You Might Also Like

0 comentários