Peixes – Carne magra e extremamente saudável

segunda-feira, novembro 21, 2011



Os peixes, além de serem carnes mais leves e saudáveis possuem muitos nutrientes importantes para o corpo, como minerais, vitaminas e principalmente ômega 3, uma substância capaz de desobstruir as artérias e reduzir em até 30% as chances de um derrame ou infarto.
Médicos recomendam a ingestão de pelo menos 2 porções de peixes por semana. Pode ser truta, cavala, linguado, pescada amarela, salmão ou outros peixes de água fria. Enlatados como atum e sardinha, são boas opções mas opte pelos que contém menos quantidade de óleo e sal (basta observar a quantidade de sódio na embalagem).

Quando comer peixes crus, comuns em restaurantes japoneses, dê preferência ao limão e ao shoyo light, que possui menos sódio em sua composição, principalmente pelo fato de que consumimos grandes quantidades de shoyo ao comermos esse tipo de comida, já que uma colher de sopa de shoyo contém 35% da quantidade de sódio necessária diariamente.

Ao preparar o peixe em casa, utilize limão ou laranja para evitar o cheiro característico. Limão, sal e azeite conservam o peixe cozido ou frito. Só congele produtos frescos, não recongele se já tiver sido congelado e descongelado antes. Evite congelar espécies diferentes no mesmo recipiente. Na hora de descongelar, deixe em uma vasilha na última prateleira da geladeira ao invés de deixar em cima da pia, pois as chances de contaminação aumentam.
Camarões e frutos do mar possuem mais colesterol, prefira os peixes.



A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 12kg de peixe ao ano, mas os brasileiros consomem apenas 9kg.


Fonte: Enviado em Bem Estar, Saúde

You Might Also Like

0 comentários