Toxina botulínica tipo A - BOTOX®

quinta-feira, novembro 10, 2011


Toxina botulínica tipo A (cujo cosmético mais famoso é o BOTOX ® da Allergan) é um complexo de proteínas produzido pela bactéria Clostridium botulinum, a qual contém a mesma toxina que causa envenenamento alimentar.



 Quando usada para fins médicos, como uma forma injetável da toxina botulínica purificada, pequenas doses podem bloquear a liberação pelas células nervosas de um químico chamado acetilcolina, o qual sinaliza a contração muscular. Ao interferir seletivamente com a capacidade de contração dos músculos as linhas de expressão são suavizadas e, em muitos casos, ficam praticamente invisíveis em uma semana.

Aplicação da toxina botulínica tipo A é o procedimento cosmético de maior crescimento de acordo com a American Society for Aesthetic Plastic Surgery (ASAPS). BOTOX® é visto por alguns como a fonte da juventude definitiva.

BOTOX® foi primeiramente aprovado nos Estados Unidos em 1989 para tratar duas desordens nos olhos. Em Abril de 2002, o FDA (órgão americano que regula a aprovação de medicamentos), satisfeito com os estudos que indicavam que BOTOX® reduzia a severidade das rugas de expressão por até 120 dias, deu aprovação para seu uso para esta finalidade.
Caso você esteja considerando o uso cosmético do BOTOX® tome os seguintes cuidados:
  • Certifique-se que um médico qualificado realizará o procedimento.
  • Certifique-se que o médico é treinado e qualificado em cirurgia estética da pele da face.
  • Faça perguntas e informe-se sobre os riscos e benefícios envolvidos no procedimento.
  • Evite bebidas alcoólicas e fique na posição vertical por várias horas depois do procedimento.
Ainda que os efeitos cosméticos da toxina botulínica tipo A não durem, as pessoas não se importam em repetir o procedimento a cada 4 ou 6 meses para manter uma aparência sem rugas. Afinal, combater os sinais do envelhecimento de uma forma não-invasiva é parte da fascinação pelo procedimento, adicionado ao fato que ele não deixa cicatrizes feias e requer pouco tempo de recuperação.

O FDA recomenda que BOTOX® não seja injetado mais freqüentemente do que uma vez a cada três meses, e que a menor dose efetiva seja usada.

You Might Also Like

0 comentários