A importância da água para manter o organismo em equilíbrio

sexta-feira, julho 06, 2012


A água é fundamental para o ser humano, não apenas pelo fato de que o homem não consegue se manter vivo se ficar mais de que 3 dias sem beber água, mas também por outros benefícios que dela recebemos. A água é parte vital de todos os tecidos do corpo humano. Por isso, quando estamos nos submetendo a um tratamento estético ou que envolva cirurgia plástica, é necessário que o paciente siga a risca as instruções do médico cirurgião, mantendo uma alimentação saudável, mas também uma excelente rotina de ingestão de água.
Toda água que entra no corpo, sai. Caso contrário seria um enorme ganho de peso, um quilo por litro. A água sai do organismo 20% pela transpiração e mais 15 % pela respiração. Essas porcentagens podem variar segundo o grau de atividade de cada indivíduo. Pela urina e fezes é excretado o essencial da água absorvida (65%). A água que circula pelo corpo humano como nos ecossistemas. Muitos se preocupam em não poluir os rios, mas a poluição também chega às suas veias e artérias em conseqüência de uma alimentação inadequada, da absorção de drogas e da respiração de uma atmosfera contaminada.
O corpo tenta metabolizar toda essa poluição, a dos lixos ingeridos inconscientemente, os rins filtram tudo o que podem, a bexiga acumula e excreta o possível. Podem haver acumulo de gordura nas veias, vasos entupidos, cálculos renais,  etc. Beber água pura sem gás é permitir um maior poder de solução e de dissolução. Para água corporal é difícil dissolver tanta coisa absorvida pela boca, sobretudo quando o próprio líquido ingerido já vem carregado de sais, açucares, ácidos e acidulantes, corantes e edulcorantes, extratos e antioxidantes, benzoato de sódio, sorbato de potássio e tantas outras substâncias necessárias a um refrigerante.
                    Quais os benefícios da água no organismo?

Entre os benefícios da ingestão de água podemos lembrar que a água hidrata o corpo, a pele e cabelos, mantém o intestino funcionando com regularidade, auxilia na redução de infecções, pois facilita o transporte de minerais como o ferro (muito importante para fortalecer as defesas do organismo), regula a temperatura do nosso corpo de acordo com a temperatura externa, regula o metabolismo das gorduras, ajuda no funcionamento dos rins, que evitam a retenção de líquido no corpo, ajuda a digestão, mantém  o estômago cheio, diminuindo a fome e dando saciedade; além disso, ela aumenta a atividade do sistema nervoso elevando os gastos calóricos, o que a torna uma aliada para quem deseja perder alguns quilinhos ou manter o corpo em forma e etc.
O que causa a ausência da água?

A falta de água no organismo causa excesso de sódio no sangue, problemas intestinais, queda da pressão arterial e se for muito severa prejudica as células que não funcionam corretamente, principalmente as cerebrais, por isso um dos sinais de desidratação grave é a confusão mental. Isso também reduz os níveis de minerais como cloreto de sódio e sais de potássio e causa diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos. Outras conseqüências podem ser vistas na pele, que fica seca, áspera e se torna vulnerável ao processo do envelhecimento.

Refrigerantes e sucos substitui a água


Nada pode substituir a água, nem refrigerantes, sucos e até água com sabor e com gás toma o lugar da boa e velha água pura, ela é a melhor forma de manter o organismo hidratado e não possui calorias. Na dificuldade em ingerir água pura, uma sugestão é fazer um chá de camomila, capim limão ou outro que agrade o paladar.
O ideal é que um adulto, em condições normais, consuma de 2 a 2,5 litros de água por dia. A água deve ser resposta diariamente para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Deve-se ingeri-la aos golinhos, evitando a sobrecarga renal.

You Might Also Like

0 comentários